Açafrão pode reverter dano muscular 04

Açafrão pode reverter dano muscular em atletas

Em 29/10/15 10:04.

Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes das substâncias são potencialmente capazes de acelerar a recuperação física de corredores

Texto: Caroline Pires

Fotos: João Felipe Mota

 

O Laboratório de Investigação em Nutrição Clínica e Esportiva (Fanut/UFG) tem desenvolvido pesquisa para observar os efeitos positivos da planta Curcuma Longa L, conhecida popularmente como açafrão-da-terra, para a recuperação de danos musculares de atletas que participam de maratonas.  No último final de semana um grupo de 40 corredores, que competiram na Unimed Meia Maratona de Goiânia, foram avaliados por pesquisadores da Fanut.

Após a competição, equipe coordenada pelo professor João Felipe Mota realizou coleta de sangue, avaliação do metabolismo e testes físicos nos atletas, que estão recebendo suplementação da substância há um mês. “O objetivo é avaliar os efeitos da suplementação de Curcuma Longa L. sobre os estados oxidativo, inflamatório e o dano muscular de atletas após uma corrida de 21 km”, explicou o pesquisador. O estudo é inovador, pois opera com um produto natural produzido no Brasil. O açafrão utilizado é da região de Mara Rosa, no interior de Goiás que, possui o maior teor do composto curcumina no mundo.

Um dos atletas que participa da pesquisa é Edson Pereira, campeão da corrida na categoria de 35 a 39 anos e 6º colocado na competição que destacou que sente benefícios na suplementação. “Trabalho o dia todo em pé e treino pela manhã e no final da tarde. Senti grande melhora na minha recuperação muscular. Pouco tempo após a corrida já consegui treinar normalmente, o que não era possível antes de iniciar a suplementação”, comparou.

 

 Açafrão pode reverter dano muscular em atletas 01

 Estão participando da pesquisa com suplementação com açafrão-da-terra 40 atletas

 

 Açafrão pode reverter dano muscular 02

Testes foram realizados após a competição da Meia Maratona de Goiânia

 

Açafrão pode reverter dano muscular 03

Equipe de profissionais e atletas participantes da pesquisa. Ao centro, Edson Pereira, 6º colocado na competição geral

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Fanut Açafrão Danos musculares