SBPC 2

Pesquisadores são selecionados pela SBPG/GO

Em 15/10/15 16:21.

Premiação refere-se ao Prêmio de Popularização da Ciência 2015

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás (SBPC/GO) divulgou o resultado do 2º Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência - 2015. Foram premiados os melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Letras e Linguística; e Música e Artes. Os trabalhos premiados vão integrar um livro, cujo público alvo será formado por professores e alunos do ensino médio.

Diversos premiados são alunos da Universidade Federal de Goiás. Entre os que ficaram em primeiro lugar em cada categoria estão:

O aluno Hanstter Hallisson Alves de Rezende, que ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas, orientado pela professora do IPTSP, Ana Maria de Castro, com a pesquisa: "Toxoplasmose em gatos errantes em Goiânia (GO) e avaliação de acurácia de técnicas parasitológicas para o diagnóstico de parasitos entericos";

A aluna Mariza Fernandes dos Santos, selecionada em primeiro lugar na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, orientada pela professora da FIC, Luciene de Oliveiras Dias, com a pesquisa: "Além da inclusão: ações afirmativas no curso de Jornalismo da UFG";

A aluna Mayara Aparecida Ribeiro de Almeida, primeira colocada na área de Letras e Línguística, orientada pela professora da Regional Catalão, Maria Helena de Paula, coma pesquisa: "As muitas faces de sentido de uma palavra: estudo de caso Banguela";

A aluna Janiere Rodrigues Rosa Biano, que ficou em primeiro lugar na área de Música e Artes, orientada pela professora da FAV, Noeli Batista dos Santos, com a pesquisa "Palavras de Marias e João - experimentações com materiais reutilizáveis no ensino de Arte.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos seis colocados por área ocorrerá no mês de dezembro, durante o 10º Fórum de CT&I do Cerrado, evento promovido pela SBPC/GO.  O primeiro lugar de cada área ganhará um tablet e os 24 autores selecionados receberão um certificado de participação no Prêmio.

Para Nusa de Almeida Silveira, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora da comissão organizadora do Prêmio, a premiação significa muito para o Estado de Goiás. “Ao mesmo tempo em que motiva o jovem investigador (aluno de iniciação científica, pós-graduando e egresso recente dos cursos de graduação e pós-graduação) a comprometer-se com a socialização do saber por ele produzido, resulta ainda na divulgação desse saber para alunos e professores do ensino médio da rede pública de ensino, não apenas na capital, mas em todo o interior, já que os trabalhos selecionados são agrupados em uma coletânea a ser distribuída em escolas e disponibilizada no site da SBPC/GO”, afirma.
Segundo Silveira, o prêmio é também um passo importante na expectativa de incentivar mais ações com a bandeira da popularização da ciência para os alunos de ensino médio. “Com esta divulgação esperamos que os alunos do ensino médio possam ter a oportunidade de refletir sobre sua escolha futura em termos de formação acadêmica, além de alertá-los para o interesse pela descoberta e investigação, com foco na inclusão social, gerando um círculo virtuoso entre a sociedade e a universidade”, ressalta Silveira.
Confira todos os trabalhos premiados:
SBPC 11
SBPC 12