Concreto de material reciclado

Pesquisa avalia resistência de concreto feito com material reciclado

Em 01/10/15 14:39.

Resíduos provenientes de argamassa e do próprio concreto foram utilizados

Estudo desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), no Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (Labitecc), avaliou o concreto feito com resíduos reciclados e constatou que não houve perca significativa da resistência, comparado aos que não utilizaram material reciclado.

O projeto utilizou, na composição do concreto, resíduos de argamassa e outros concretos para substituir a brita, material rochoso que na Engenharia Civil recebe o nome de agregado graúdo natural. As substituições do agregado natural por resíduo reciclado foram na proporção de 30% até 100%. Na substituição total, foi constatado que a perda de resistência foi menor que 10%, indicando a possibilidade de emprego desses concretos para fins estruturais.

Ressalvas

Construções civis geram resíduos que se descartados incorretamente podem poluir o meio ambiente. A pesquisa confirmou que é possível substituir os materiais já utilizados por resíduos de construção e demolição. No entanto, de acordo com o professor Daniel Araújo, os resultados são preliminares e a durabilidade ainda não foi avaliada.

Segundo o pesquisador é necessário dar atenção à qualidade dos resíduos que serão reutilizados, pois eles influenciam no produto final. “No concreto, por exemplo, não se utiliza material proveniente de tijolos e telhas, apenas do próprio concreto e da argamassa. E a reciclagem não pode ser feita por qualquer pessoa, apenas por um profissional qualificado”, alertou.

 

Fonte: Ascom UFG