Projeto Música no Câmpus nas Escolas

Projeto aproxima música e alunos de escolas públicas municipais

Em 17/09/15 22:09.

Democratização do acesso à cultura é premissa do Música no Câmpus nas Escolas

Promover a formação de plateia musical em escolas da Rede Pública de Ensino é o objetivo do Música no Câmpus nas Escolas, desdobramento do projeto de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultural (Proec) da UFG que viabiliza o acesso à música popular brasileira entre a comunidade em geral com a promoção de série de shows na Universidade. O Colégio Estadual Assis Chateaubriand recebeu nesta quarta-feira (16/9) as primeiras atividades do projeto, que envolveram aulas com performances musicais relacionadas ao repertório da edição do Música no Câmpus do mês de setembro, cuja atração será a cantora Fabiana Cozza. As aulas foram ministradas por graduandos dos cursos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), com coordenação da professora da Faculdade de Educação (FE), Maria Augusta Peixoto.

A ideia do projeto envolve a realização de aulas performáticas, com a integração de diversas disciplinas, a partir dos conteúdos gerados pela programação de cada edição do Música no Câmpus, previamente às apresentações musicais. Alunos dos cursos de graduação da Universidade de diferentes áreas do conhecimento executarão as aulas, que a cada etapa serão supervisionadas por um professor das diversas Unidades Acadêmicas participantes do projeto.  De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e coordenadora do projeto, Flávia Maria Cruvinel, além das aulas performáticas, os estudantes das escolas terão a oportunidade de participar como plateia de oito edições do Música no Câmpus, já que a iniciativa prevê ainda a disponibilização de ônibus para levá-los às apresentações.

Projeto Música no Câmpus nas Escolas

Estudantes da Emac apresentaram em colégio municipal canções da cantora Clara Nunes que serão interpretadas por Fabiana Cozza no show do Música no Câmpus

A cada edição do Música no Câmpus, um grupo de escolas receberá as atividades. Neste mês de setembro, outras quatro escolas também integrarão a iniciativa. Dentre elas, duas receberão as aulas com os estudantes de graduação da UFG nesta semana e na próxima: no dia 17/9 o projeto passa pelo Colégio Estadual Jaime Câmara, no Bairro Floresta e no dia 21/9 é a vez da Escola Municipal Maria Helena Bretas, no Setor Urias MagalhãesAs Escola Municipais Agripina Teixeira, no Jardim Diamantina, e Herbert José de Souza, no Jardim Balneário Meia-Ponte, estarão envolvidas apenas na atividade de recepção dos estudantes para o show.

Flávia Maria Cruvinel explica que a proposta do Música no Câmpus nas Escolas é traçar caminhos para democratizar o acesso à cultura entre alunos de escolas públicas, mas também ampliar o diálogo entre universidade e sociedade. “O projeto contribuirá na formação do aluno de graduação com a participação no projeto de extensão, que visa aproximar os alunos da rede pública de ensino da universidade e os alunos de graduação da realidade da escola pública”.

Frestas – Programa de Artes Integradas

O Música no Câmpus nas Escolas, junto com os projetos Conexão Samambaia e Fronteira Festival, fazem parte do Frestas - Programa de Artes Integradas. A reunião dos projetos de cultura e extensão por meio do Frestas, contemplado no edital 2014 do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação, visa a promoção de possibilidades diversas de atuação criativa para as áreas de cinema, dança, música, performance, teatro, artes cênicas, visuais e demais áreas relacionadas as artes, cultura e educação.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora projeto de extensão Música no Câmpus Escola de Música e Artes Cênicas