Palestra FD

Aula aberta discute orçamento público e cortes na educação

Em 08/09/15 14:57.

Professor Francisco Tavares, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, falou sobre realidade econômica do Brasil 

Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano

A realidade da economia nacional contemporânea e o cenário de cortes, especialmente na educação, foram pauta de aula aberta realizada na manhã desta terça-feira (8/9), na Faculdade de Direito da UFG, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes/GO). Ministrada pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Francisco Tavares, a apresentação deu detalhes de como funciona o orçamento público e de como a política de ajustes impacta o orçamento das instituições públicas de ensino superior.

Francisco Tavares explicou o sistema tributário brasileiro, ressaltando que a maior parte dos tributos incide sobre o consumo, impondo mais esforço fiscal sobre os pobres. “É um sistema pouco transparente no qual o pobre gasta tudo o que ganha e o rico acumula”, afirmou. Segundo ele, o Brasil é o único país do mundo em que salário é considerado renda e lucro não o é. “É um sistema arquitetado para tributar muito pouco sobre patrimônio”, esclareceu. O professor ressaltou também a importância da auditoria da dívida pública que, de acordo com ele, consome cerca de 45% das despesas do governo.

Tavares falou sobre os investimentos do Governo Federal no ensino superior público brasileiro e apresentou dados que mostram que, apesar da expansão, os investimentos não aumentaram. “Assim o sistema não comporta”, declarou. Para ele a educação está pagando a conta da crise fiscal no Brasil e a possível solução de buscar parcerias com o setor privado para financiar as pesquisas é problemática. “Isso seria uma destruição da universidade, podendo enviesar as conclusões das pesquisas. Além disso, nesse sistema, vai ficar quem produz patente e não quem produz artigo”, opinou.

  palestra FD

Aula integrou calendário de mobilização do Sint-Ifes/GO

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: economia educação