Pátio da Ciência

Pátio da Ciência aproxima universidade e escola

Em 03/09/15 15:01.

Espaço gera interesse de jovens pela ciência enquanto forma professores

Texto: Italo Wolff

Fotos: Divulgação

O Pátio da Ciência, localizado em frente ao prédio do Instituto de Física da UFG, no Câmpus Samambaia, é um centro de ciência, um espaço de aproximação entre a educação formal e a não formal. Seus quatro estandes, cinco monitores, vinte e seis experimentos de física, química e biologia têm como objetivo levar à escola saberes, na perspectiva da divulgação científica. Além disso, o Pátio da Ciência serve como um centro de formação de professores: alunos de licenciatura dos cursos de física e química desenvolvem projetos de pesquisa, estágios e trabalho de conclusão de curso.

Professores da educação básica podem, acessando o site, agendar visitas museais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas. A maior parte do público que visita o pátio é composta por alunos de ensino fundamental ou médio, de escolas públicas e particulares, que podem interagir com os experimentos, auxiliados por um monitor mediador de conhecimento, em visitas guiadas que duram de 40 à 50 minutos. Visitantes individuais também podem, independentemente, frequentar os quatro estandes: Física para Todos, Energia e Nanotecnologia, Luz e Partículas e Divertiquímica.

Apesar de se tratar do espaço museal mais jovem da UFG, em funcionamento desde 2012, é um dos poucos que funcionam regularmente, independentemente de visitações ou greves. Isso se deve ao fato ser um projeto de extensão, por fazer parte de pesquisas independentes, por possuir fontes de financiamento diferentes e pelos eventos que ocorrem ali.

Eventos

Em quatro eventos o Pátio da Ciência promove a difusão científica em programação especial com cientistas convidados: a Semana da Física, promovida pelo Instituto de Física da UFG; a Escola de Física, evento voltado para professores de física do Ensino Básico; a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que suscita atividades em todo o país; e durante o Espaço das Profissões, promovido pela UFG.

estudantes no pátio da ciência

Estudantes são os que mais frequentam o espaço

pátio

Visitas podem ser agendadas, mesmo durante o período de greve