Media Lab - óculos de realidade virtual

Media Lab recebe novos equipamentos

Em 28/08/15 09:18.

Laboratório busca parcerias com instituições para desenvolver projetos que garantam melhores condições de vida às pessoas com deficiência

Fotos: Camila Caetano

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) da UFG acaba de receber novos equipamentos que vão permitir a instalação definitiva do Núcleo de Tecnologia Assistiva, voltado ao atendimento de demandas internas de usabilidade e acessibilidade dos sistemas computacionais, para deficientes físicos, cognitivos e visuais. O Media Lab, que já era referência nacional por ser o único do gênero em uma universidade pública brasileira, conta agora também com impressora 3D, sensores cerebral e muscular, drones, óculos de realidade virtual e equipamento de motion capture.

De acordo com o coordenador do Media Lab, Cleomar Rocha, os novos equipamentos dão condições ao laboratório de ampliar o número de pesquisas desenvolvidas no local. "O Media Lab agora pode desenvolver trabalhos para atender à demandas especificas em pesquisa e desenvolvimento e experimentar outras formas de acesso, além de desenvolver produtos adequados às necessidades de cada pessoa, com menor custo e maior velocidade", detalha.

O Media Lab agora busca parcerias com instituições representativas para realizar mais testes e desenvolver novos produtos, garantindo melhores condições de vida às pessoas com deficiência. As órteses, dispositivos médicos que ajudam as pessoas a aumentar a mobilidade, são um exemplo do que pode ser produzido no Media Lab. Outros exemplos são os usos de sensores cerebrais e musculares para pessoas com baixa mobilidade de membros superiores ou mesmo sem mobilidade alguma e o uso de Oculus Rift, de realidade virtual, voltado para o aprendizado de pessoas com baixo desenvolvimento cognitivo ou muito dispersas.

sensor cerebral

Sensor cerebral

drone

Drone

Media Lab

Localizado ao lado da Faculdade de Artes Visuais (FAV), no Câmpus Samambaia, o Media Lab UFG é um laboratório multiusuário de pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas. O Media Lab mantém o Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFG, o Observatório da Economia Criativa de Goiás, o Arranjo Produtivo Local de Audiovisual e Games de Goiânia, o curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas, além de várias outras pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, em diversas áreas de conhecimento. Profissionais de Arte, Design, Ciências da Computação, Música, Comunicação, Engenharia e Educação integram a equipe, aberta também a pesquisadores de outras áreas.

sensor muscular

Sensor muscular

impressora 3D

Impressora 3D

Fonte: Ascom UFG

Categorias: MediaLab Última hora