Ministro do Esporte

UFG recebe visita de Ministro do Esporte

Em 14/08/15 11:54.

Autoridade reiterou apoio ao projeto de construção de quadras poliesportivas na Faculdade de Educação Física e Dança

Texto: Angélica Queiroz
Foto: Camila Caetano

O Ministro do Esporte, George Hilton visitou a UFG na manhã desta sexta-feira (14/8). Recebido na Reitoria pelo reitor Orlando Amaral e equipe da administração da Universidade, Hilton, acompanhado das atletas goianas do ciclismo Clemilda e Janildes Fernandes, seguiu para a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), onde conheceu o Centro de Lutas e Centro de Referência em Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico, que receberam investimento do governo federal.

Na ocasião Orlando Amaral entregou ao Ministro o projeto de construção das quadras poliesportivas na FEFD. De acordo com o reitor da UFG, Hilton voltou a sinalizar positivamente para o atendimento dessa demanda que vai possibilitar a melhoria da prática esportiva na Universidade. O Ministro já havia demonstrado seu apoio a esse projeto em sua última visita à UFG, na inauguração da Pista de Atletismo, em maio.

George Hilton afirmou durante visita que as parcerias com as universidades são fundamentais para o fortalecimento do esporte no país. “As universidades têm estrutura que nos permite fazer com que esses equipamentos tenham manutenção adequada e que nossos atletas tenham acesso a eles e que possam chegar ao pódio”, pontuou. Ainda segundo o Ministro, o grande objetivo desse investimento não é só formar atletas, mas também incentivar a prática esportiva na comunidade.

Orlando Amaral ressaltou que parcerias como essas são bastantes positivas para a UFG e para toda a comunidade e que muitas expectativas foram concretizadas com essa visita. “A melhoria de nossas instalações possibilita oferecer uma melhor formação atlética aos goianos”, explicou. O reitor lembrou ainda que os equipamentos e espaços da Universidade são para uso de toda a comunidade. “Queremos que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas e possam utilizar os nossos espaços”, afirmou.

ministro no gabinete

Equipe administrativa da UFG recebeu comitiva do Ministério do Esporte no gabinete da Reitoria

Luta Olímpica e Halterofilismo

No Centro de Referência em Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico da UFG, George Hilton foi recebido pela atleta Josilene Ferreira, uma das três brasileiras contempladas com a Bolsa Pódio, com chances de disputar finais e medalhas nos Jogos Rio 2016. A atleta agradeceu ao ministro pela construção do Centro, resultado de um convênio entre a Universidade e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Não tínhamos em Goiás uma academia específica para a gente treinar. Esperamos agora que mais atletas possam vir usufruir desse espaço e que tenhamos um quadro renovado de atletas paralímpicos”, afirmou Josilene Ferreira. Atualmente 20 atletas paraolímpicos treinam no local, que também é utilizado para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e para populações especiais, como idosos e pessoas com câncer.

ministro na luta

Atleta paralímpica fez  demonstração em equipamento Centro de Referência em Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico

Já no Centro de Lutas da UFG, o Ministrou assistiu a um treino e conheceu os dois tapetes oficiais para o desenvolvimento da luta olímpica, adquiridos por meio do convênio entre o Ministério e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). Os tapetes atendem a todo o Estado e são transportados para outros locais em eventos oficiais. Dez atletas federados e outros 20 de projeto de iniciação treinam atualmente no Centro de Lutas.

ministro no centro de lutas

Ministro assistiu a treino em novo tapete oficial do Centro de Lutas da UFG

Tocha Olímpica pode passar pela UFG

Após a visita a UFG, o ministro seguiu para reunião sobre o Revezamento da Tocha Olímpica, com integrantes do governo federal, do governo do Estado de Goiás, do Comitê Rio 2016 e de membros das prefeituras de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, Inhumas, Ipameri, Itaberaí, Piracanjuba, Pirenópolis e Trindade. Nos próximos dias deve haver uma confirmação se, durante a passagem da tocha olímpica por Goiânia, ela virá à UFG, possibilidade levantada durante a visita desta sexta-feira. “Nada melhor que esse revezamento da tocha para levar as Olimpíadas a todo o Brasil”, afirmou o Ministro.

Confira mais fotos da visita na galeria.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Esporte Última hora olímpiadas Ministério do Esporte FEFD