Exposição Triangulações no Centro Cultural UFG

Exposição itinerante reúne obras contemporâneas de artistas nacionais

Em 06/08/15 16:27.

Programação da mostra Triangulações, realizada no Centro Cultural UFG, traz ainda encontro com criadores goianos

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Até o dia 31 de agosto, trabalhos inéditos de 45 artistas contemporâneos atuantes em Goiânia, Salvador e Fortaleza estarão expostos no Centro Cultural UFG. Trata-se da mostra itinerante Triangulações que, há três anos no circuito artístico, passa pela primeira vez na capital goiana, com a proposta de promover um intercâmbio entre artistas e produções nacionais de diferentes localidades e de deslocar o circuito artístico para outras partes do Brasil. Três eixos conceituais, a partir da temática Registros Circunstanciais : Intervenções, Fabulações, Apagamentos, perpassam as obras da mostra, como referência a figura geométrica do triângulo.

O conceito de Intervenções está presente nas obras que procuram evidenciar a ação de deixar marcas no mundo, inscrever a criação sobre os materiais onde o artista intervém. Já a ideia das Fabulações é representada em trabalhos que expõem narrativas fantasiosas e com um fundo moral, mas que desestabilizam a leitura do espectador. Em um recorte voltado para a temática dos Apagamentos, outros trabalhos caminham entre o registro da memória e do esquecimento, da presença e da ausência.

Abertura exposição Triangulações

Reitor da UFG, Orlando Amaral, visitou a exposição durante abertura

Além de se projetar sob diferentes vieses, o conjunto da obra permite uma visão unificada sobre a exposição, marcada pela convergência não só de diferentes pontos de vista dos artistas, mas de meios e suportes variados como a pintura, a fotografia, objetos, instalação e vídeos. “A exposição proporciona ao público goianiense o contato com o panorama da arte contemporânea de três capitais e permite que ele perceba as diferentes questões que marcam a produção brasileira, pontos de contato, afinações e afinidades de linguagens”, acredita o curador da mostra em Goiânia, Divino Sobral. 

Encontro com artistas

Algumas atividades lúdicas, artísticas e educativas também integrarão a exposição e serão realizadas às quintas-feiras, às 19h30: é o Triangulações em Verbo. O Centro Cultural UFG recebe no dia 13 de agosto o curador Divino Sobral, que fará uma visita guiada com o público. Já nos dias 20 e 27 de agosto serão promovidos encontros com os artistas goianos que participam da mostra. Na primeira data estarão presentes Dalton Paula, Enauro de Castro e Helô Sanvoy e o segundo encontro será com Grupo  EmpreZa, Yara Pina e ZéCésar.

Abertura exposição Triangulações

Mistura de linguagens artísticas se evidenciam nas obras da mostra

Para a Pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão da UFG, Flavia Maria Cruvinel, é justamente essa circulação de artistas nacionais e, sobretudo, goianos, que traz um diferencial à iniciativa. “Para a UFG receber a exposição Triangulações é fruto de uma política desenvolvida ao longo dos últimos anos visando estabelecer parcerias entre instituições, produtores e artistas, colocando Goiânia no circuito nacional das artes”, destaca. 

Itinerância

Salvador e Fortaleza também receberão a exposição Triangulações, coordenação geral de Eneida Sanches, curadoria geral de Marília Panitz e produção executiva de Fabiane Beneti e Tetê Ferrari.  A capital baiana faz parte da história do projeto, iniciado em 2013 no Circuito das Artes e ampliado para seis espaços expositivos na cidade, com foco no estabelecimento de um diálogo entre a arte contemporânea em diferentes regiões do país.

Abertura exposição Triangulações

 Exposição permanece em Goiânia até o dia 31 de agosto

Confira as fotos da abertura da exposição

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Exposição Centro Cultural UFG Artes