MIT

Professora da UFG tem artigo publicado na revista Nature

Em 22/07/15 16:38.

Em parceria com o instituto americano MIT, pesquisadora da Faculdade de Farmácia demonstrou sistema capaz de eliminar resíduos contaminantes

Texto: Angélica Queiroz

Foto: Nicolas Bertrand (MIT)

A professora da Faculdade de Farmácia da UFG, Eliana Martins Lima, é a co-autora de um artigo sobre estudo desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) aceito essa semana por uma das revistas de maior prestígio no meio científico, a Nature Communications. A pesquisa demonstrou um novo método que utiliza a luz ultravioleta para rapidamente extrair e isolar diversas moléculas contaminantes do solo e da água.

Segundo a pesquisadora da UFG, ela foi para o MIT em um projeto de colaboração para estudar nanopartículas para a fabricação de nanomedicamentos, sua área de atuação na UFG. Durante as pesquisas ela e os colegas encontraram um material que não se mostrou adequado para a produção de medicamentos, mas que acabou servindo de base para a criação de um sistema capaz de eliminar resíduos tanto da indústria farmacêutica como de outros poluentes do meio ambiente. “Foi uma dessas coincidências felizes,” conta a professora.

Os autores do trabalho incluem Ferninand Brandl e Nicolas Bertrand, que juntamente com a professora Eliana Lima, trabalharam no laboratório do professor Robert Langer, no Koch Institute for Integrative Cancer Research, do MIT. O artigo foi publicado pela revista na última terça-feira (21/07) e já se espalhou pelo mundo. “Os maiores blogs e páginas de divulgação científica de todo o planeta já divulgaram a nossa pesquisa. É uma sensação muito gostosa”, relata Eliane Martins.

De acordo  pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre F. Diniz Filho, as revistas da Nature são, junto da Science, as publicações científicas mais importantes do mundo. “A publicação de um artigo em uma revista assim mostra que alguns pesquisadores da UFG estão fazendo pesquisa de alto nível, internacionalmente reconhecidas e de máxima qualidade”, comemora.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: artigo MIT Última hora