Eleuse Machado de Britto

Eleuse Machado de Britto recebe título de professora emérita da UFG

Em 07/07/15 14:36.

Conselho Universitário homenageou a docente da Faculdade de Medicina que trabalhou na Universidade por 39 anos

Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira

A professora aposentada da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, Eleuse Machado de Britto Guimarães, recebeu na manhã desta terça-feira, 07/07, em cerimônia realizada no prédio da Reitoria, o título de Professora Emérita. Outorgado pelo Conselho Universitário (Consuni), o título é a maior honraria existente hoje no meio acadêmico e é concedido, na UFG, a docentes aposentados que tenham alcançado posição eminente em atividades universitárias.

O Reitor da UFG, Orlando Amaral, conduziu a sessão e justificou que a decisão do Consuni considerou as contribuições da professora para o desenvolvimento do Departamento de Pediatria da FM e para a consolidação do Mestrado Interinstitucional, que possibilitou a formação de mestres e doutores.

Professora Emérita Eleuse

Como presidente do Consuni, Orlando Amaral, conduziu a homenagem

Homenagens

Professora da Faculdade de Medicina, Maria Helena Alves Canuto, em nome da comunidade universitária, saudou a homenageada, que foi conduzida até a mesa diretiva pelos docentes da FM, Maria Auxiliadora Carmo Moreira e Félix André Sanches Penhavel. "Todos aqui estão envoltos em uma atmosfera de alegria pela solenidade tão justa e oportuna”, afirmou Maria Helena Alves, visivelmente emocionada.

A professora também destacou os pontos altos da trajetória de Eleuse Machado, entre eles a fundação do Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente (Necasa) e a direção da Faculdade de Medicina por dois mandatos. “Esse título é uma forma de coroá-la pela brilhante e humana carreira acadêmica. A senhora faz parte da nossa história e jamais será esquecida”.

mesa diretiva professora emérita

Professores da Faculdade de Medicina fizeram parte da mesa durante cerimônia

Diretora da Faculdade de Medicina da UFG, Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, destacou que agora a FM passa a ter 10 professores eméritos, em 55 anos de existência. A diretora, que trabalhou com Eleuse Machado, também falou da carreira da homenageada e destacou sua bravura na defesa da docência. “O título de professor emérito é a imortalidade acadêmica de um docente. Hoje, Eleuse, você se torna imortal”, pontuou.

Filho da homenageada, Eduardo Machado de Britto Guimarães, foi quem fez a leitura de um discurso, em nome da Professora Emérita. Segundo ele, a mãe, que trabalhou também na Faculdade de Educação (FE) e no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebe esse título com muita alegria e sentimento de dever cumprido. “É extremamente louvável essa iniciativa dada a importância de se resgatar a história da Faculdade de Medicina”, afirmou.

Orlando Amaral fez questão de lembrar que a professora é muito querida em toda a Universidade, onde trabalhou por 39 anos, até sua aposentadoria, em 2004. “Sonhava com uma grande universidade e ajudou a construí-la”, ressaltou o Reitor da UFG, que também destacou as lutas de Eleuse Machado pelos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes e para transformar o Brasil em um país mais justo. “Doutora Eleuse, a UFG se orgulha de atribuir à senhora o título de Professora Emérita dessa Universidade”, concluiu.

família e amigos prestigiaram emérito

Familiares, amigos, professores e autoridades da Universidade prestigiaram o evento

Clique aqui e confira mais fotos da cerimônia

Fonte: Ascom UFG