UFG e Fundação Tiradentes assinam Termo de Cooperação Técnica

UFG e Fundação Tiradentes assinam Termo de Cooperação Técnica

Em 18/06/15 11:18.

Junção de esforços vai permitir que cirurgias agendadas pelo Cerof sejam realizadas no Hospital do Policial Militar, enquanto órgão da UFG passa por reforma

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Camila Caetano

autoridades e termo

Parceria entre duas fundações será fundamental para que cirurgias não sejam interrompidas com reforma do Cerof

 

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório da Fundação Tiradentes, o Termo de Cooperação Técnica entre Fundação Tiradentes e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc). A parceria, considerada pelas instituições como um marco para a oftalmologia goiana, vai possibilitar que a realização dos procedimentos cirúrgicos agendados pelo Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof) seja feita no Centro Cirúrgico do Hospital do Policial Militar (HPM), mantido e administrado pela Fundação Tiradentes, enquanto o Cerof passa por reforma.

Coordenador do Cerof, Marcos Ávila, ressaltou a importância da ação que vai permitir que o atendimento para a população carente continue. “Existe uma luz por trás disso tudo que se chama enxergar, ” pontuou. A reforma do Cerof deve ser concluída em um ano e, segundo Ávila, vai transformar o Cerof - que já é referência na região Centro-Oeste - na melhor instituição oftalmológica pública do país. O médico aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da prevenção, que pode evitar 70% dos casos de cegueira.

 

mesa fundação tiradentes

Diversas autoridades compuseram a mesa do evento que marcou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica

 

Parceria

Presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, aplaudiu a parceria que resulta na reabertura do Centro Cirúrgico do HPM, localizado na Cidade Jardim, e na inclusão dos policiais militares e dependentes para consultas e cirurgias sem ônus para eles.  “Essa junção de esforços entre as duas fundações vai gerar muitos benefícios para a PM goiana e a população em geral, ” garantiu. O Tenente-Coronel destacou a importância da novidade para o Centro Cirúrgico do HPM, que também vai captar doações de córneas para o Banco de Olhos do Cerof e obter conhecimento e experiência para implantar seu próprio serviço de oftalmologia.

A promotora de Justiça Marlen Gladys, da Curadoria de Fundações e Associações, agradeceu a todos os envolvidos que possibilitaram o convênio. Ela classificou a cerimônia como simbólica e um “encontro histórico de gigantes’ e elogiou as duas fundações envolvidas que, para ela, tem feito muita diferença.

Reitor da UFG, Orlando do Amaral, também afirmou que a assinatura do convênio é um momento histórico para as duas instituições e destacou que a universidade está de portas abertas para continuar o diálogo com a Fundação Tiradentes. “Essa parceria se inicia na oftalmologia, mas pode se expandir para muitas outras áreas”. O reitor da UFG lembrou que, se não fosse pelo acordo entre as duas fundações, o atendimento à população precisaria ser interrompido durante a reforma do Cerof, com grande prejuízo para a população. Segundo Orlando Amaral, os serviços oftalmológicos do Cerof começam a ser oferecidos no HPM a partir da próxima segunda-feira (22).   

 

Orlando assina termo de cooperação

Reitor da UFG assina documento que oficializa acordo entre as duas fundações

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Cerof Parceria Última hora