Audiovisual_ FH

Audiovisual para o ensino da História

Em 18/05/15 10:13.

Novo curso de especialização da FH propõe usos das mídias para oferecer alternativas ao professor na construção das narrativas históricas

Texto: Caroline Pires

 

Jornais, novelas, seriados de TV e desenhos animados, formam uma cultura histórica muito presente no imaginário infantil e do adolescente e que fica, geralmente, fora do alcance do professor de história. Atento a isto, e especialmente quando aplicado ao contexto de ambientes de aprendizagem, a Faculdade de História (FH) iniciará no próximo semestre o curso de especialização em História e Narrativas Audiovisuais.

Ana Lúcia Vilela, coordenadora do curso, explica que apesar do discurso escrito ser a principal forma de pensamento histórico, desde a invenção do cinema e suas narrativas, o audiovisual passou a ser uma importante ferramenta. Segundo ela, este meio ainda é pouco utilizado pelos historiadores e devem ser melhor apropriados para provocar reflexões sobre as práticas dos homens e as sociedades passadas históricas. “Uma série como Game of Thrones, por exemplo, é muito mais eficiente em formar um imaginário acerca da Idade Média que o professor em sala de aula com seus recursos tradicionais”, exemplificou a professora.

 

História e Narrativas Audiovisuais

O curso de Especialização em História e Narrativas Audiovisuais oferece 55 vagas e será presencial no período noturno. As inscrições começam no próximo dia 1º de junho. As disciplinas foram pensadas para dar conta tanto da pesquisa em História propriamente dita, quanto da reflexão acerca do audiovisual como fonte e como meio de difusão das pesquisas históricas.

Durante o curso de especialização, os alunos serão desafiados a produzir peças audiovisuais com a finalidade de divulgação de pesquisas, materiais didáticos e até a produção de documentários para o ensino da História do tempo presente. Além de graduados em História, profissionais de áreas afins também estão convidados a participarem.

Confira aqui o edital completo.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Faculdade de História Destaque