luto capa

Nota de Falecimento

Em 16/05/15 12:03.

UFG comunica falecimento do professor Carlos Sena Passos

É com imenso pesar que a UFG comunica o falecimento do diretor do Centro Cultural UFG (CCUFG), professor Carlos Sena Passos, no último dia 16 de maio. O professor sofria de problemas pulmonares e faleceu em casa. De acordo com a família, o velório ocorreu no Cemitério Jardim das Palmeiras.

Carlos Sena nasceu em Mairi-BA e cursou licenciatura em Desenho e Plástica pela UFG e mestrado em Arte Publicitária e Produção Simbólica pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ele foi professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) desde 1990, atuou como artista plástico, fundou e dirigiu a Galeria da FAV/UFG no período de 2002 a 2006 e atualmente era coordenador do acervo de arte e diretor do Centro Cultural UFG.

Prof. Carlos Sena

A frente da Galeria da FAV/UFG, Carlos Sena realizou a curadoria de mostras apresentando artistas locais, nacionais e internacionais, destacando-se as coletivas As aparências Não Enganam (2005); Raio X (2005); Para Ver De(es)Perto (2004); ABC: Arte Brasiliense Contemporânea (2004); Diálogos Possíveis (2003); Heureka! (2003); Corpus (2002); e a exposição individual do artista cubano Ruslán Torres (2003). A partir de 2002 começou a organizar a formação de um acervo de obras de arte para a UFG, exposto nas edições da mostra “Hodiernos”, realizadas na Galeria da FAV (2006 e 2003) e na Galeria Espaço Piloto, IDA/UnB, em Brasília/DF (2006).

Em 2005 assumiu a direção do processo de implantação do Centro Cultural da UFG, sendo seu atual Diretor. Curou as seguintes mostras no CCUFG: Arte Contemporânea no Acervo UFG (2010), I Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste (2011), Arte Contemporânea Brasileira no Acervo da Universidade Federal de Goiás (2011).

Foi criador e curador do I Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste. Trabalhou como membro de comissões de seleção e de premiação do 2º Salão Nacional de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant (2002), do Salão Nacional de Arte de Jataí/GO (2005), do 1º Salão de Anápolis/GO (2005). Também realizou a ação educativa do 2º, 5º e 6º Salão Nacional de Arte de Goiás - Prêmio Flamboyant (2002, 2005, 2006). Curador do I Prêmio Jovem Arte Matogrossense, Cuiabá/MT (2012).

Publicou textos sobre a produção de arte em Goiás em catálogos, livros e revistas acadêmicas. Desenvolveu palestras, oficinas e debates em Goiânia (GO), Brasília (DF), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Belém (PA), Bragança Paulista (SP), Anápolis (GO), Inhumas (GO), Jataí (GO), entre outras.

Como artista plástico realizou mostras individuais e coletivas desde os anos 80. Destacam-se a exposição individual Objeto Indireto, no Museu de Arte Contemporânea, Goiânia/GO, e das recentes mostras coletivas: SP Arte, São Paulo (2008, 2007); Lugar Plano, ECCO, Brasília/DF (2006); O Centro Na Borda, Galeria Arte em Dobro, Rio de Janeiro/RJ (2006); Espacios em transito, Centro Cultural Belas Artes, Lima, Peru; Heterodoxia, Casa das Onze Janela, Belém/PA, Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar, Fortaleza/CE (2005, 2006); Le Luxe de laPoubelle, centre de design, Marselle, França; Novas aquisições da Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de arte Moderna, Rio de Janeiro/RJ (2004); ImprecionesContemporaneas: Muestra Internacional delGrabado, Galeria El OjoAleno, Lima, Peru (2004); 8ª Bienal de Habana, Departamiento de Intervenciones Públicas, Havana, Cuba (2003).

Fonte: Ascom UFG; Foto: Carlos Siqueira

Categorias: Última hora Nota de falecimento Carlos Sena