Feira Agro Centro-Oeste 2015 espera receber 10 mil visitantes

Agro Centro-Oeste busca fortalecer agricultura familiar por meio de parcerias

Em 25/03/15 18:30.

UFG promove feira com foco na valorização da produção de famílias agricultoras

Texto: Thaíssa da Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida pela Escola de Agronomia da UFG, será realizada entre 13 a 16 de maio, no Câmpus Samambaia. Com seminários temáticos e científicos, bem como cursos práticos disponíveis para toda a comunidade goiana, o evento de agricultores tem como objetivo expor a produção de agricultores familiares e valorizar este segmento. Clique aqui e confira os seminários programados

A organização da Feira espera receber público de 10 mil pessoas. Dentro da programação 2015, irá ocorrer um “Dia de Campo” dividido em dois roteiros: um com tecnologias de produção agroecológicas em várias estações e outro com agricultura de conservação. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal no dia de cada atividade.

Visitantes durante Dia de Campo com temática agroecológica

Visitantes da Feira Agro Centro-Oeste durante atividade voltada para agroecologia

Para realização do evento, a Escola de Agronomia conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (FETAEG), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).

Atividades relacionadas

Durante a realização da Feira, os visitantes podem participar dos estandes das cooperativas familiares; de seminários temáticos e científicos; dos cursos práticos em áreas demonstrativas e apresentações culturais.

Evento propõe formação e atividades demonstrativas para público em geral

Ainda estão previstos cursos de Educação Ambiental que serão realizados nas salas de apoio do Centro de Cultura e Eventos da UFG e atividades práticas de campo nas dependências das Escolas de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) e de Veterinária e Zootecnia (EVZ).

A programação também inclui exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Durante todos os dias do evento, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque aos equipamentos para a agricultura familiar.

Exposição de produtos e maquinário são alguns dos atrativos da Feira

Histórico

A Agro Centro-Oeste é realizada anualmente desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da Feira se voltou para a agricultura familiar, devido às  limitações que os agricultores enfrentam, principalmente, à baixa diversificação dos sistemas de produção.

Para o coordenador do evento, Gabriel Medina, a realização iniciativa oferece visibilidade ao segmento de famílias agricultoras na região, “além do agronegócio para a exportação, Goiás têm 90 mil famílias de agricultores familiares que são fundamentais na produção de alimentos, particularmente de leite”, ressalta o coordenador.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora agricultura familiar Agro Centro-Oeste destaque