Emac inaugura Laboratório de Performance e Cognição Musical

Em 19/03/15 19:16.

Espaço abriga um palco e uma sala com livros, CDs, partituras, computadores e equipamentos de gravação

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Na última segunda-feira, 16/03, a Escola de Música e Artes Cênica (Emac) da UFG inaugurou o Laboratório de Performance e Cognição Musical (LPCM). Há um ano o espaço estava sendo reformado e agora, pronto para uso, abriga um palco e uma sala com livros, CDs, partituras, computadores e equipamentos de gravação.

A professora e coordenadora do laboratório, Sonia Ray, aproveitou a cerimônia para apresentar o espaço e a história de sua construção. De acordo com ela, o LPCM é uma maneira sistemática de mostrar que a atuação no palco também pode ser pesquisada. “Esse lugar inspira respeito e vai trazer muitos benefícios, não só para a Universidade, mas para toda a área da performance”, acrescentou.

LPCM

Sonia Ray explica como o laboratório funcionará

Para a diretora da Emac, Ana Guiomar Rego Souza, o laboratório é o primeiro de muitos que a Escola inaugurará: “Estamos começando a colher os frutos da expansão da Universidade. A inauguração desse espaço é uma ótima forma de começar a comemorar os 60 anos que a Emac completa em 2015”.

Ao final da cerimônia, três performances musicais embalaram a comemoração. A coordenadora geral de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Flávia Cruvinel, representou o reitor. Ela enfatizou o esforço de Sonia Ray para finalizar a construção do laboratório e acrescentou: “Eu que sou filha da casa desejo sucesso a todos que passarem por aqui”. O ex-reitor da UFG, Edward Madureira, coordenadores da Emac e parceiros do projeto de construção do LPCM também participaram da cerimônia.

LPCM

Emac celebra inauguração do LPCM

O LPCM

O laboratório é um espaço multiuso, que será utilizado para pesquisas em performance e como sala de aula de contrabaixo, além de poder ser utilizado como estúdio de gravação. Dois projetos de pesquisa em andamento já utilizarão o espaço. Um desses projetos estuda metodologias de ensino e aprendizado de instrumento musical e outro estuda a cognição musical, a ansiedade e o stress na prática do instrumentista.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Destaque Inauguração Emac LPCM