Carolina Horta 03

Prêmio internacional reconhece pesquisa de docente da UFG

Em 12/03/15 11:20.

Carolina Horta Andrade, da FF, estuda novos medicamentos para o tratamento da Leishmaniose 

A professora Carolina Horta Andrade da Faculdade de Farmácia recebe no próximo dia 18 de março, na Universidade de Sorbonne em Paris, o prêmio Para mulheres na Ciência, realizado pela empresa multinacional L’Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Para mulheres na Ciência seleciona pesquisadoras de talentos de todo o mundo visando incentivá-las nas pesquisas e inspirar mais jovens mulheres a ingressarem nesta carreira. A Unesco estima que apenas 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres.

A docente da área de Química Medicinal e coordenadora do LabMol – Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular – FF/UFG, trabalha no planejamento e na busca de novos medicamentos eficazes e de baixo custo para o tratamento de Leishmaniose e de outras doenças parasitárias. A professora afirma que já estão foram identificadas moléculas promissoras para o tratamento da doença.

Em 17 edições do Para mulheres na ciência apenas 6 brasileiras foram premiadas.

International Rising Talents

Nesta edição do Para mulheres na ciência foi criado o prêmio Talentos internacionais em ascensão. Carolina Horta Andrade também está entre as 15 selecionadas nesta categoria. Dentro desta premiação serão ainda oferecidas 230 bolsas de estudo para jovens pesquisadoras com o objetivo de incentivar as pesquisas realizadas.

Leishmaniose

A doença atinge cerca de 90 países, na grande maioria sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento. “Por esse motivo, a pesquisa sobre novos farmácos para tratamento não são alvo de investimento por grandes indústrias farmacêuticas”, explica a professora, motivo pelo qual a doença é considerada como negligenciada.

Os medicamentos que hoje são utilizados para o tratamento da Leishmaniose, e que foram descobertos há mais de 50 anos, não são eficientes contra todas as formas clínicas da doença, provocam efeitos colaterais e algumas terapias possuem alto custo.

 

Carolina Horta 04

Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular – FF/UFG

 

Carolina Horta Andrade 05

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Faculdade de Farmácia Carolina Horta Andrade