Professora representa a UFG em cerimônia da Universidade de Coimbra

Em 26/01/15 17:02.

José Murilo de Carvalho receberá título de doutor Honoris Causa e Armênia Maria de Souza, da UFG, participará da cerimônia

Nesta quarta-feira, 28/01, a professora da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFG, Pós-Doutoranda/CAPES/CHSC/Universidade de Coimbra, Armênia Maria de Souza, representará a UFG na cerimônia de Doutoramento Honoris Causa em Letras, de José Murilo de Carvalho. O evento acontecerá na Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra.

Para a professora Armênia Maria de Souza, a participação na cerimônia é motivo de orgulho para toda a UFG. “É com muito gosto que aceitei o convite de minha tutora junto à Universidade de Coimbra, Maria Helena da Cruz Coelho. Participar de um evento como esse, em uma instituição marcada pelo rigor e tradicionalismo acadêmico, eleva o nome UFG diante dos olhares europeus e do restante do Brasil”, disse.

Homenageado

José Murilo de Carvalho é um historiador brasileiro, que através de sua obra, contribui para a compreensão do papel da Universidade de Coimbra na História do Brasil. Em A Construção da ordem – teatro de sombras, Murilo de Carvalho mostra como a formação da elite brasileira nessa instituição "foi decisiva para que, na sua diversidade e extensão territorial, o Brasil se mantivesse um só país", nas palavras dos Doutores Fernando Catroga e Maria Helena da Cruz Coelho.

Esse investigador e acadêmico é uma das poucas personalidades com assento tanto na Academia Brasileira de Letras, quanto na Academia Brasileira de Ciências.

Título

Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, História, por virtude, mérito, ou em causas humanísticas. Honoris causa é uma locução latina (para honra) usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora Universidade de Coimbra Cerimônia Honoris Causa