Plano de Logística Sustentável 01

Lançamento do Plano de Logística Sustentável apresenta ações de conscientização ambiental

Em 11/03/14 12:21.

Programação do evento incluiu palestras sobre a implantação do projeto em administrações públicas

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

A sustentabilidade foi assunto colocado em pauta durante o lançamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFG, realizado ontem, 10 de março, no auditório do Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva. O evento teve a participação de diretores das unidades acadêmicas da universidade, professores e alunos, que puderam conferir palestras para saber um pouco mais sobre o PLS.

“O plano procura dar consistência às várias ações isoladas já realizadas na UFG, além de institucionalizá-las e aprimorá-las, visando à sustentabilidade”, ressaltou o reitor da UFG, Orlando Amaral, durante a abertura do evento. Segundo ele, o PLS será um marco na gestão de sustentabilidade da instituição, além de um exemplo diante do atual cenário de crescimento conturbado das cidades brasileiras. “Se não cuidarmos da sustentabilidade do nosso planeta, precipitaremos graves consequências para esta e próximas gerações”, alerta.

A solenidade de abertura também teve a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), Geci José Pereira da Silva. Em seguida, a gerente da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Carla Leite de Almeida, tomou a palavra em sua palestra com o tema Plano de Logística Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

A A3P consiste em um programa para promoção da responsabilidade social e ambiental nas instituições públicas, que contribui, como uma referência, para que os Estados e municípios possam elaborar seus planos de gestão socioambiental. Criada como ferramenta para incentivar a sustentabilidade entre os servidores do Ministério do Meio Ambiente, a agenda passou a ser uma das principais ações para estabelecimento do compromisso governamental com a inserção de critérios ambientais nas atividades do setor público. “Sustentabilidade não é mais moda, ela veio para ficar. É fundamental que a geração futura participe das decisões na construção do planejamento sustentável”, afirma Ana Carla Leite.

Durante a palestra, a gerente da A3P ressaltou a importância da atuação dos eixos temáticos da agenda e da mudança de hábitos dentro do serviço público, como a licitação de itens sustentáveis e o descarte de lixo, entre outras medidas para o sucesso da gestão sustentável. Já para a coordenadora geral de Estratégia de Contratações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Jhéssica Cardoso, que ministrou a palestra Contratações Públicas Sustentáveis, outros fatores importantes para modificação da cultura nas administrações públicas são as contratações sustentáveis e o planejamento das compras para promoção do consumo consciente sobre os impactos ambientais.

Plano de Logística Sustentável 01

Gerente da A3P, Ana Carla Leite de Almeida, comenta a importância do PLS como ferramenta para redução dos impactos ambientais no setor público

Além disso, a palestrante destacou os procedimentos essenciais para execução do PLS e pontuou a importância do treinamento interno dos colaboradores para que as ações sejam efetivadas. Segundo ela, o MPOG tem trabalhado, juntamente ao MMA, para aprimorar a instrução normativa, datada de 12 de novembro de 2012, que diz respeito à necessidade do Plano de Gestão e Logística Sustentável em administrações públicas, com o objetivo de facilitar aos gestores sua implementação.

A implantação do PLS já vê resultados na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), como mostrou o chefe do Núcleo de Logística Sustentável da UFRB, Leandro Barreto de Souza, em sua palestra Desafios e Perspectiva da Implantação do Plano de Logística Sustentável. Apesar de recente, algumas ações do PLS estão em fase de execução na instituição, como redução do uso do papel, capacitação dos trabalhadores terceirizados sobre o descarte de lixo, fortalecimento da coleta seletiva e aquisição de computadores com configurações aderentes às tecnologias da informação verde.

Ao final do evento, o presidente da Comissão Gestora do PLS da UFG, Emiliano Godoi, apresentou as propostas do plano no âmbito da universidade. Tendo em vista o processo de expansão pelo qual a UFG passa atualmente, uma das preocupações imediatas da comissão diz respeito às compras e contratações de serviços de forma sustentável. Também estão entre as ações previstas, racionalização do uso da água e energia, redução do material de consumo, gerenciamento de resíduos e atividades de conscientização à comunidade acadêmica. “O sucesso desse projeto depende do engajamento e participação de toda a universidade. Espero que possamos servir de exemplo para outras instituições”, comenta Emiliano Godoi.

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento, com objetivos e responsabilidades definidos, que permite à UFG estabelecer práticas de sustentabilidade. A partir da execução do PLS, a universidade, por meio da Prodirh, responsável pela sistematização, planejará ações e metas que visam ao desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental dos processos que envolvem a comunidade acadêmica, além de buscar soluções para racionalização dos gastos, de forma a melhorar o gerenciamento sobre os impactos no meio ambiente.

Plano de Logística Sustentável 03

Lançamento do PLS conscientiza comunidade acadêmica sobre a participação de todos no desenvolvimento de ações sustentáveis na UFG

Plano de Logística Sustentável 02

Reitor da UFG, Orlando Amaral, ressalta necessidade de mudança na legislação brasileira para implementação de políticas ambientais no setor público