Seminário Ensino Médio

Seminário discute fortalecimento do Ensino Médio

Em 18/02/14 15:32.

Profissionais da educação se reuniram para discutir os rumos do ensino médio brasileiro

Texto: Camila Godoy

Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã desta segunda-feira, 17, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi palco do I Seminário Goiano do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento ocorreu no Centro de Aulas D e teve a participação de representantes da Secretária da Educação de Goiás (Seduc), dos institutos federais IFG e IF Goiano, da Universidade Estadual de Goiás e da UFG, que é a coordenadora geral do programa. O seminário faz parte do Pacto Nacional do Fortalecimento do Ensino Médio proposto pelo governo federal, que visa à valorização continuada dos profissionais desta etapa do ensino.

Seminário Ensino Médio

Professores do ensino médio conhecem as propostas de formação continuada

O Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte abriu o evento com uma apresentação de contos e histórias que agradou ao público. O clima de curiosidade e empolgação perdurou durante toda a manhã. A pedagoga e funcionária da Seduc, Joema Leite Vieira, diz que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio já era aguardado desde 2010: “Vemos muitos programas para o ensino fundamental, essa nova proposta é tudo que estava faltando”, diz.

Após esse momento de descontração, o superintendente do Ensino Médio de Goiás, professor Fernando Pereira, apresentou as propostas do programa. Ele falou que todos os 13 mil professores de ensino médio da rede pública em Goiás poderão participar do projeto. Esses profissionais receberão uma bolsa no valor de R$ 200,00, participarão de estudos semanais e também vão ter o apoio de materiais pedagógicos desenvolvidos pelo Ministério da Educação em parceria com os docentes de licenciatura das universidades participantes. Cada um dos profissionais contemplados já recebeu um tablet que será utilizado para o ensino e aprendizado.

O PACTO

O Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio propõe oferecer formação continuada aos professores do ensino médio, para assim refletir no nível de qualidade do ensino e, consequentemente, diminuir a evasão escolar nesta fase de estudo. Hoje, no Brasil, apenas 50,2% dos jovens matriculados no ensino médio terminam os estudos. O professor Fernando Pereira ressalta a importância de tornar a escola mais atrativa aos jovens: “É ilógico termos um ensino médio com 14 disciplinas obrigatórias. Sei que o problema não se resolve da noite para o dia, mas estamos muito preocupados com o currículo”, defende.

Fernando Pereira

Professor Fernando Pereira explica a situação do ensino médio brasileiro e as propostas do Pacto Nacional

Os professores vão se reunir para discutirem assuntos humanistas e, posteriormente, as formações serão feitas por áreas do conhecimento e não por disciplina: “Buscamos a integralização do ensino. Os professores serão agrupados pelas áreas de Ciências da Natureza, Humanas, Linguagem e Matemática, assim como é feito no Enem. O ensino médio precisa ser repensado e nada melhor do que ouvir os que estão nas salas de aula e prepará-los para os futuros desafios”, concluiu a coordenadora do pacto pela UFG, professora Amone Inácia Alves.

Formação continuada

A UFG será a responsável em preparar os formadores regionais, que são os coordenadores pedagógicos e superintendentes de ensino. Esses 52 formadores regionais de Goiás vão se reunir uma vez ao mês para discutirem o currículo do ensino médio e as práticas docentes. Eles, por sua vez, vão repassar as discussões e diretrizes aos representantes de cada escola, chamados de Orientadores de Estudo. Aqui, cada orientador repassará as questões a todos os professores de sua escola, ampliando o diálogo para todos os níveis de ensino.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Ensino Médio Pacto Nacional Professores