noticia9255.jpg

Curso de Letras comemora aniversário

Em 11/11/12 23:51.
Os 50 anos foram marcados por homenagens e inauguração do novo prédio da faculdade

Professores e servidores técnico-administrativos aposentados foram

homenageados no aniversário de 50 anos do curso de Letras

No dia 8 de novembro a Faculdade de Letras da UFG (FL) comemorou o quinquagésimo aniversário do curso de Letras. A professora Maria Zaíra Turchi, filha do primeiro diretor da faculdade, professor Egídio Turchi, relembrou os momentos vividos no local. “Essa faculdade sempre me trouxe momentos de felicidade extrema”, afirmou, ao relatar que sua família não mudou de cidade por causa da criação da faculdade.

O atual diretor da FL, Francisco José Quaresma de Figueiredo, saudou os presentes em LIBRAS, emocionando a plateia. Ele relembrou os momentos em que foi aluno de graduação e, mais tarde, seus primeiros anos como professor. “Temos a oportunidade de inaugurar esse prédio, que, ao meu ver, é o mais lindo da UFG”, afirmou, orgulhoso do novo bloco construído ao lado do prédio atual.

O diretor justificou a criação do novo bloco, intitulado Bernardo Élis, pelo fato de a unidade receber anualmente cerca de 800 alunos de graduação, 180 de pós-graduação, mais de 200 alunos indígenas, além dos cerca de 3.000 estudantes matriculados no Centro de Línguas. O bloco antigo, que passa a se chamar Cora Coralina, irá abrigar a parte administrativa, e as coordenações, biblioteca e salas de aula ficarão localizadas no novo prédio.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem aos professores e técnicos administrativos aposentados, seguida pela reinauguração do miniauditório Egídio Turchi, após passar por uma reforma.

Miniauditório Egídio Turchi foi reformado e reinaugurado

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, ressaltou a expansão da universidade, cujo tamanho e extensão sofreram um aumento sem perda de qualidade. “A gente só faz isso porque temos gente comprometida”, afirmou.

O diretor Francisco Quaresma lembrou que cada professor e aluno participa do desenvolvimento da faculdade. “A Faculdade de Letras cresceu muito. Um crescimento tão grande como esse não caberia em um único prédio”, concluiu.

Durante o evento, a professora Vera Maria Tietzmann autografou seu livro recém-lançado, 50 Anos de Letras na UFG – Um Projeto em Construção. De acordo com ela, a ampliação da FL foi muito oportuna. A professora lembrou a evoluççao do curso, que começou voltado para o ensino e a formação de professores, para, na década seguinte, incluir a pesquisa, e em seguida a extensão. A autora afirmou que “o curso de Letras está de parabéns com esse cinquentenário”.

Bloco Bernardo Élis foi inaugurado no aniversário do curso de Letras

Já Maria Zaíra Turchi declarou que os laboratórios e a biblioteca ficaram melhor acomodados no novo prédio. “O novo bloco comporta muito bem nossos cursos e vai nos permitir ampliá-los”. A professora disse que, quando assumiu a direção da FL em 2006, já havia percebido que o prédio não comportava a demanda. “Ver como a universidade cresceu nesses 50 anos é uma alegria”, comemora. Ela também relata que, na época em que seu pai foi diretor da faculdade, o espaço e a estrutura eram restritos: “Meu pai tinha uma mesa e uma gaveta”.

O professor aposentado Romeu Henkes achou necessária a construção do novo prédio para abrigar a grande quantidade de alunos. Segundo ele, houve uma expansão física e cultural que só foi possível graças à boa vontade das pessoas. “Quando entrei, nem prédio próprio nós tínhamos”, comenta, dizendo estar impressionado com o crescimento da universidade.

Confira mais fotos do aniversário de 50 anos da Faculdade de Letras clicando aqui.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Solenidade