noticia9057.jpg

PETs da UFG e integrantes do Conjunto Itatiaia realizam o VII Passeio Ciclístico da Família

Em 18/09/12 06:44.
Além do passeio, muitas atividades ocorreram no local, incluindo a apresentação da futura ciclovia e cliclofaixa do Câmpus Samambaia

Alegria, bem-estar e saúde. Essas foras as palavras que marcaram o VII Passeio Ciclístico da Família realizado no Câmpus Samambaia da UFG neste último domingo (16). Aproveitando o dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio, moradores dos bairros próximos à universidade, estudantes, professores e demais membros da comunidade deixaram o carro em casa para poderem pedalar. O evento, organizado pelos Programas de Educação Tutorial (PETs) da UFG e membros da comunidade do Conjunto Itatiaia, procurou destacar o uso da bicicleta como meio de locomoção saudável e sustentável, além de unir toda a comunidade em um momento de descontração. Para se inscrever, foi preciso o participante levar apenas 1 kg de alimento não perecível, o que ainda dava o direito a concorrer ao sorteio de uma bicicleta.

Segundo um dos fundadores, Josiel Vieira, o passeio começou em 2004 por iniciativa da comunidade do Conjunto Itatiaia, que já possuía um grupo de pedal que fazia cicloturismo e decidiu fazer algo diferente dentro do bairro. O evento ocorreu por três anos seguidos, exceto nos anos de 2007 e 2008. Foi em 2010 que integrantes do grupo (e que também eram professores da UFG) decidiram inscrever o passeio como projeto de extensão na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG). Foi o que explicou o tutor do PET de Engenharia de Alimentos, Celso José de Moura: “Eu moro no Itatiaia, pedalo no grupo com outros professores, alunos e servidores da UFG, e vimos a oportunidade de uma integração com a universidade”, disse Celso.

O evento

A concentração começou às 8 horas, próximo ao estacionamento do Centro de Cultura e Eventos da UFG. No local, os bolsistas dos PETs realizaram atividades. O PET de Engenharia de Alimentos ficou responsável pela entrega de camisetas e inscrições, o de Enfermagem por aferir a pressão dos participantes e tirar dúvidas sobre hipertensão. Já o de Nutrição distribuiu frutas e sucos. O Grupo Integrado de Ações Contra a Dengue (GIAD/UFG) também esteve presente alertando a população para os problemas causados pela dengue e as atitudes a serem tomadas para se evitar o contágio. No local também ocorreu a realização de oficinas e a distribuição de água. Para as crianças estavam disponíveis um pula-pula e uma mesa de pingue-pongue.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esteve presente, e aproveitou a oportunidade para apresentar a proposta de criação de uma ciclovia e ciclofaixa para o Câmpus Samambaia. Criada pelo CEGEF/UFG, a proposta prevê a integração dessa ciclovia com a que será construída pela Prefeitura de Goiânia, que ligará o Câmpus Samambaia ao Câmpus da Praça Universitária. A ciclovia e ciclofaixa passará pelo Jardim Pompeia, São Judas Tadeu e Escola de Agronomia, com acesso para os demais bairros da região. O reitor também destacou o projeto prevê a construção de bicicletários e vestiários na universidade para atender aos estudantes, servidores e professores que usarem esse meio de transporte. Mas o projeto está esperando a liberação de recursos do MEC. “O CEGEF já fez o projeto e nós esperamos ainda este ano iniciarmos as obras desse espaço, que pretende contribuir para a mobilidade em Goiânia”, explicou o reitor.

Antes da partida as baterias do curso de Farmácia e Biologia realizaram um duelo que animou os presentes e os deixou preparados para o alongamento. A professora Rafaela Valeryano, por cerca de cinco minutos, realizou exercícios com aqueles que iam pedalar para que pudessem sair sem problemas. Segundo ela, “se o exercício é realizado sem ter sido antecedido por um alongamento dos músculos o indivíduo pode vir a ter uma lesão ou mesmo uma contusão”. Ela destacou que o alongamento não deve ser feito apenas antes do exercício físico, mas também depois, pois o corpo precisa desacelerar.

Aproximadamente às 10 horas o passeio teve início e percorreu 8 Km dentro do Conjunto Itatiaia, saindo pela Avenida Esperança e retornando por ela. O passeio durou cerca de 30 minutos.

Confira aqui mais fotos do evento

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Esporte