noticia7841.jpeg

Limpa Brasil passará por Goiânia nos dias 26 e 27 de agosto

Em 26/09/11 06:48.
Movimento internacional que prega o recolhimento voluntário de lixo em prol do meio ambiente chega à cidade

O Limpa Brasil é a participação brasileira no Let's do it!, movimento mundial pela limpeza das cidades feita por trabalhadores voluntários. O Let's do it! foi iniciado na Estônia, pequeno país europeu, em 2008. Lá, num prazo de cinco horas, 50 mil voluntários recolheram cerca de 10 mil toneladas do lixo que estava nas ruas ou em áreas verdes, praticamente livrando o país desse problema, por um custo muito inferior ao que o governo teria ao fazer o mesmo. Desde então, a iniciativa inspirou vários outros países a organizar movimentos similares e hoje, mais de 2 milhões de voluntários ao redor do mundo já abraçaram a causa, sendo catadores por um dia.

Em 2011, uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) , empresas privadas e o programa Let’s do it World, trouxe a campanha para o Brasil, com o plano inicial de realizar o movimento em sete cidades ainda este ano. Uma das cidades brasileiras escolhidas para iniciar o projeto foi Goiânia, onde mais de 1600 toneladas de lixo são produzidas por dia, lixo esse que, como bem sabem os moradores, nem sempre tem a destinação correta. O mutirão de limpeza ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, em toda a cidade. Quem desejar ser um voluntário pode se cadastrar no site: www.limpabrasil.com

Os voluntários serão divididos em duas categorias, agentes ou participantes do dia da ação. Os agentes serão capacitados e ficarão responsáveis pela disseminação da campanha, fazendo pequenas oficinas sobre a temática, enquanto os participantes do dia da ação irão trabalhar recolhendo o lixo descartado irregularmente pela cidade. O lixo recolhido será entregue em um dos Pontos de Entrega espalhados por Goiânia, onde poderá ser trocado por ingressos para um show que ocorrerá no dia 28 de agosto.

As entregas poderão ser feitas das 9 ás 17 horas e haverá voluntários capacitados para receber o lixo e orientar os catadores voluntários no que for necessário. O Limpa Brasil é um convite para que os cidadãos goianienses se unam com o objetivo de limpar o local onde vivem, incentivando uma mudança de hábitos e a conscientização do dever de dar o destino correto ao lixo.

A UFG é uma das parceiras locais do movimento e
a participação no evento por estudantes da instituição poderá ser convertida em horas extracurriculares, com emissão de certificado.

Para maiores informações, acesse o blog da campanha em Goiânia ou ligue gratuitamente para o atendimento ao cidadão: 156.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Campanha