noticia5815.JPG

Reinaugurado prédio central da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos

Em 09/12/09 00:38.
A escola celebrou a reforma do prédio histórico da unidade e homenageou professores e servidores

Em clima de confraternização, a Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) reinaugurou,  na  última sexta-feira, o prédio destinado à coordenação administrativa dos cursos de graduação e à secretaria. Além de celebrar a construção, o almoço simbolizou o momento de homenagear professores e servidores técnico-administrativos, que ajudaram no desenvolvimento da unidade, e hoje estão afastados por aposentadoria ou falecimento. A ocasião reuniu o corpo docente e discente, servidores, pró-reitores e o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, que também pertence ao quadro de professores da unidade.

De acordo com o diretor, Juarez Patrício de Oliveira Júnior, essa foi a maior intervenção já feita no local, marco fundador da unidade e também do Câmpus Samambaia. A reforma permitiu a criação de uma sala de convivência e adequação do espaço, existente desde a década de 1960. O diretor informou que o prédio central da EA era sede de uma fazenda do Ministério da Agricultura e foi doado para a construção da unidade. Um dos homenageados e professor emérito da UFG, Peter Ernest Sonnenberg, definiu a importância da reforma:“o prédio velho foi o ponto de partida do curso de Agronomia.”

Outro homenageado, professor Ivo de Carvalho, ressaltou, em discurso, a representatividade do profissional de Agronomia e a importância da instituição para a formação e o próprio desenvolvimento agrícola local. “Tivemos a honra de participar da história da Escola de Agronomia que é ligada à própria história de Goiás, pois essa unidade participa de todas as atividades de desenvolvimento agrícola do estado”, comentou.

O reitor Edward Madureira Brasil contou que, desde 1998, a reforma do prédio central estava planejada, mas que somente 11 anos depois foi possível concretizá-la. Presente na escola desde 1981, quando iniciou o curso de graduação, o reitor participou de várias fases do órgão e  assim definiu: “poderia resumir a Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos com poucas palavras - compromisso com a universidade. São tantas pessoas que pensam a UFG acima da unidade acadêmica.” O reitor ainda lembrou que a EA, mesmo em momentos difíceis, apresentou crescimento, como no momento da criação do curso de Engenharia de Alimentos ou quando abrigou os cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis.

A reinauguração do prédio central foi, segundo Juarez Patrício, um marco para todas as reformas e construções já ocorridas recentemente na EA, como troca de telhados e adequação de laboratórios e oficina. O diretor informou, ainda, que existem outras obras a serem inauguradas, como a construção do prédio de solos, e a ampliação da área de Engenharia de Alimentos, prevista para inauguração no próximo semestre.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Comemoração