noticia5567.JPG

Destaques da abertura do 34º Festival Nacional de Música

Em 28/09/09 08:47.
Recital de composições de Edino Krieger e lançamento da 3ª edição da Revista UFG Afirmativa

Na manhã de hoje, 23/09, alunos, professores, convidados e comunidade lotaram o teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, com capacidade para cerca de 400 pessoas, para a abertura do 34º Festival Nacional de Música da Emac e o lançamento da 3ª edição da revista UFG Afirmativa.

Foram convidados a compor a mesa o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a assessora de imprensa da UFG, Silvana Coleta, o diretor da Emac, Eduardo Meirinhos, e a presidente da comissão de eventos da Emac, Gyovana Carneiro, além do homenageado dessa edição do festival, Edino Krieger. Também foram registradas as presenças do vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto, do vereador Fábio Tokarski, e de diretores de diversas unidades da UFG.

Após a execução do Hino Nacional brasileiro pela pianista Maria Lucia Roriz e pelo trompetista Antonio Cardoso, a assessora de imprensa da UFG, Silvana Coleta, falou sobre a revista UFG Afirmativa, seus colaboradores e objetivos. “A gente quis resgatar a história para que as pessoas conheçam a luta de quem trabalhou nesse período (1964-1977)”, explicou.

Edward Madureira também destacou o lançamento da revista. “Nesse momento, entregamos à comunidade mais um pedacinho da história desta que é a instituição mais importante do estado de Goiás”, ressaltou. O reitor agradeceu a presença dos que colaboraram para a produção da revista, dos professores convidados para o festival, e dos alunos que participaram do evento. “Num evento como este combinamos o passado, o presente e o futuro da instituição”.

A novidade desta 34ª edição do festival é que ela é a primeira na qual o homenageado é um compositor ainda vivo. A professora da Emac, Denise Zorzetti, homenageou o compositor Edino Krieger, falando de sua vida, trajetória musical, prêmios e outras homenagens que o artista tem recebido em todo o país. Krieger falou do prazer de voltar à cidade de Goiânia e agradeceu a todos pela homenagem. “É uma honra. Sinto-me como um pop star”, brincou.

Carlos Costa (piano) e Ângela Barra (soprano)

O compositor destacou ainda a importância desse tipo de evento na universidade. “Ao abrir esse espaço para que os estudantes conheçam a música brasileira, a universidade cumpre seu papel de difusora do conhecimento”, comentou. Durante a abertura, também foram apresentadas algumas composições de Edino Krieger que fazem parte de seu recital.

O festival, criado em 1967, é o mais antigo do país, nesse gênero. As edições do evento começaram no então Conservatório Goiano de Música, depois no Instituto de Artes, e hoje acontecem na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Em seus 34 anos na UFG, o festival já trouxe a Goiânia nomes do cenário brasileiro e internacional: instrumentistas, compositores, regentes e educadores musicais.

O 34º Festival Nacional de Música oferecerá, até o dia 29 de setembro, cursos, palestras, recitais, masterclasses para alunos e comunidade em geral. Confira a programação completa  clicando aqui. Uma das novidades é a utilização do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal como palco de música erudita, no recital que será realizado no próximo dia 26.

Eduardo Meirinhos (violão)

Fonte: Ascom/UFG