noticia4225.gif

Lançada a pedra fundamental da nova biblioteca da UFG

Em 07/05/08 03:20.
Autoridades da UFG e do Banco do Brasil assinaram, nesta segunda-feira, termo de acordo que viabiliza a construção da Biblioteca Setorial da Universidade, na Praça Universitária. Obra, orçada em R$ 6,7 milhões, será construída com recursos do BB.

A Universidade Federal de Goiás realizou nesta segunda-feira, dia 5, no auditório da Faculdade de Direito, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Biblioteca Setorial do Câmpus Colemar Natal e Silva (Câmpus I), obra a ser realizada em parceria com o Banco do Brasil (BB).  Os componentes da mesa descerraram a placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental da biblioteca do campus I, cujas obras devem começar dentro de três meses.

O reitor Edward Madureira e o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Maguito Vilela, assinaram o contrato de convênio entre UFG e BB. Essa parceria consiste na isenção da cobrança de aluguel das agências do banco existentes na UFG, por período de vinte anos, em contrapartida ao financiamento da obra, orçada em cerca de R$ 6,7 milhões. Segundo o reitor, o projeto surgiu em 2001 e foi retomado em 2006 com os recursos disponibilizados pelo Banco do Brasil: “Dificilmente conseguiríamos levantar recursos dessa ordem, graças à parceria foi possível realizar esse sonho”, afirmou.

A secretária estadual de Educação, Milca Severino, fez as recomendações do governador de Goiás: “Primeiro, ele destacou o empreendedorismo, sucesso, garra e gestão competente do atual reitorado e depois parabenizou o olhar do Banco do Brasil, com a atenção dada à UFG”, lembrou. Depois, já que é ex-reitora da universidade, ela ressaltou sua alegria pessoal em ver um sonho antigo sendo realizado: “Constatar o sucesso e luta da UFG é um motivo de orgulho, tem meu especial reconhecimento”. Segundo Milca, uma biblioteca é talvez o laboratório mais importante de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão.

O vice-presidente de governo do Banco do Brasil, Maguito Vilela, disse estar extremamente honrado em participar do ato, resultado da primeira liberação de recursos assinada por ele depois de assumir tal cargo. Maguito parabenizou o reitor da UFG: “Ele tem sido muito atuante na busca de recursos e feito um trabalho muito bom, reconhecido por todos os goianos”. Segundo ele, o BB tem muito interesse em investir em Educação, Cultura e Esporte: “O banco tem essa responsabilidade, nós pretendemos assinar ainda várias parcerias para o bem do povo goiano e brasileiro”. Ele adiantou que já está em andamento outro projeto de parceria para construção do Hospital Veterinário no Câmpus de Jataí.

O reitor da UFG, Edward Madureira, ressaltou a presença de muitos diretores de unidades no evento, o que segundo ele representa a importância de uma biblioteca na praça. De acordo com o reitor, a obra solucionará um problema de espaço do Banco do Brasil e ainda atenderá a demanda dos cursos da praça.

Biblioteca

O projeto do novo prédio é de autoria do diretor do Centro Gestor do Espaço Físico (Cegef) da UFG, Marco Antônio de Oliveira. A área é de 5 mil m², 4 mil deles destinados a um edifício de três pavimentos para a biblioteca setorial, e cerca de 900m² para uma construção geminada de dois pavimentos para o Banco do Brasil. Marco Antônio explicou que a biblioteca terá, no pavimento térreo, um acesso pelo estacionamento da Faculdade de Educação, prioritário para serviços, apoio, depósito de material bibliográfico e duas salas para cursos de acesso à base de dados. No segundo andar estarão as entradas principais da biblioteca e do BB, independentes.

A nova biblioteca contará ainda com salas de leitura coletiva e individual, videoteca, espaço para periódicos, sala de obras raras, entre outros. Segundo o reitor da UFG, essa é uma construção moderna, que atenderá plenamente a maior demanda gerada pela expansão da universidade prevista no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Compuseram a mesa diretiva do evento o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o vice-presidente de governo do Banco do Brasil, Maguito Vilela, a secretária de Educação do estado de Goiás, Milca Severino, representando o governador Alcides Rodrigues, o vice-reitor da UFG Benedito Ferreira Marques, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Divina das Dores de Paula Cardoso, o superintendente regional de varejo do Banco do Brasil, Rui Saturnino, representando o superintendente estadual, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Rosemary Souza Pinto, representando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a diretora da Biblioteca Central da UFG, Valeria Maria Soledade e o deputado estadual Osair José, representando a Assembléia Legislativa. A platéia ainda contou com a presença de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, professores, funcionários do Banco do Brasil e autoridades políticas.

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Parceria