UFG presta homenagem à professora Olga Cabrera

Em 14/04/08 08:02.
Solenidade ocorre hoje, às 17h, no Museu Antropológico, onde o Cecab faz doação de acervo Ao NEAAD.

O Centro de Estudos Caribe Brasil (Cecab), criado em 1999, pela professora Olga Cabrera, está repassando seu vasto acervo bibliográfico ao Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD), criado em 2005 e coordenado pelo professor Alex Ratts. Ao todo são mais de 600 exemplares, incluindo livros, revistas, monografias, teses e dissertações. A solenidade de doação ocorre nesta segunda-feira, às 17h, no Museu Antropológico, onde a professora será homenageada pelo NEAAD.

O acervo, constituído com recursos da Capes e do CNPq, abrange literatura afro-americana e caribenha, estudos culturais, étnico-raciais, de gênero, de migração, história oral, dentre outras temáticas. Com a aposentadoria da professora Olga, o acervo é cedido ao NEAAD, que manterá o compromisso de realizar um dos objetivos da professora Olga Cabrera: promover, sob uma perspectiva caribenha, cosmopolita, migrante, um pensamento que não quer se aprisionar aos sistemas, mas que vê a cultura como movimento e que percebe a produção do conhecimento como uma possibilidade para ampliar as fronteiras do pensamento eurocêntrico. Sua contribuição foi também expandir a conexão dos estudos produzidos na Universidade com instituições internacionais.

A professora Olga Cabrera está se aposentando e não terá residência fixa em Goiânia, desta maneira, partirá, mas deixa sua vasta contribuição à Universidade Federal de Goiás.

Quem é Olga

Olga Cabrera possui mestrado em História de América - Universidad de La Habana (1968), doutorado em História de América - Universidad de La Habana (1986) e doutorado em Pedagogia pela Universidade de Havana (1993). É professora titular da Universidade Federal de Goiás é membro de corpo editorial das Revistas: Memórias - revista digital de Historia y Arqueologia desde el Caribe - Colombia; Revista Brasileira do Caribe; América a debate; Revista Historia de la Educación Latinoamericana; Revista Historia Caribe. Possui vasta produção intelectual com publicação de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e livros organizados e escritos como autora.

Fonte: NEAAD