noticia3866.gif

Destaques da UFG são homenageados em sessão do Consuni

Em 14/12/07 11:07.
A Reitoria entregou 34 certificados a professores, servidores técnico-administrativos e estudantes que se destacaram em atividades de ensino, pesquisa e extensão

Em sessão alusiva ao 47º aniversário da UFG, comemorado no dia 14 de dezembro, a Reitoria entregou certificados de reconhecimento a professores, servidores técnico-administrativos e estudantes que se destacaram, em 2007, no ensino, na pesquisa e na extensão.

No total, foram entregues 34 certificados que homenagearam estudantes com o V Prêmio de Iniciação Científica da UFG e também reconheceram professores, estudantes e técnicos-administrativos que desenvolveram ações que contribuem para ensino, pesquisa e extensão. A solenidade foi realizada no auditório da Biblioteca Central da UFG, no câmpus II, e contou com a presença do reitor Edward Madureira Brasil; do vice Benedito Ferreira Marques, e dos pró-reitores Sandramara Matias Chaves (Graduação), Divina das Dores de Paula Cardoso (Pesquisa e Pós-Graduação), Anselmo Pessoa Neto (Extensão e Cultura), Orlando Afonso Valle do Amaral (Administração e Finanças), Jeblin Antônio Abraão (Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos) e Ernando Melo Filizzola (Assuntos da Comunidade Universitária). Também participaram assessores e diretores de unidades e órgãos da UFG.

O reitor Edward Madureira Brasil ressaltou que a homenagem concedida aos premiados representa uma parcela da equipe vitoriosa que compõe a UFG. Segundo o reitor, a variedade de aspectos os quais foram homenageados mostra o quanto a universidade é forte e vai continuar se destacando no cenário regional e nacional.

A seguir, confira os estudantes e professores orientadores premiados com honra ao mérito por trabalhos de iniciação científica.

Ciência Agrárias

- Hellen Fernanda Nunes (Agronomia)

Sub-projeto: “ Caracterização morfológica, física e química e organoléptica de palmito proveniente de palmeira Syagrus oleracea Becc. (Gueroba)”

Orientador: professor Edésio Fialho dos Reis

- Paulo Rocha Cavalcante (Agronomia)

Sub-projeto: “ Estratégias de controle de Corynespora cassiola, Agente Casual da Mancha Alvo do Pepino (Cucumis sativis L.).

Orientador: professor Marcos Gomes da Cunha

Ciências Biológicas

- Marina Perillo Navarrete Lavers (Biomedicina)

Sub-projeto: “ Avaliação da fertilidade de ratos Wistar tratados com extrato diclorometânico de folha de Cheiloclinium Cognatum (Miers.) A. C. Sm”.

Orientadora: professora Renata Mazaro e Costa

- Patrícia Vieira de Sousa (Biologia)

Sub-projeto: “ Efeitos sobre o desenvolvimento sensório-motor da prole de ratos Wistar machos submetidos ao tratamento com extrato diclorometânico de folhas Cheiloclinium Cognatum”.

Orienadora: profesora Renata Mazaro e Costa

Ciências Sociais Aplicadas

- Carla Miranda (Direito)

Sub-projeto: “ A garantia constitucional dos direitos sociais frente à flexibilização da legislação trabalhista”.

Orientadora: profesora Maria Cristina Vidote Blanco Tarrega

- Vitor Sousa Freitas (Direito)

Sub-projeto: “ Categoria Direito em Marx e Kelsen”

Orientador: professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin

Ciências da Saúde

- Divânia Dias da Silva França (Enfermagem)

Sub-projeto: “ Rastreamento sorológico da infecção pelo vírus da hepatite C em caminhoneiros no Brasil”

Orientadora: professora Sheila Araújo Teles

- Grécia Carolina Pessoni (Enfermagem)

Sub-projeto: “ Detecção da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em caminhoneiros que trafegam na BR-153”.

Orientadora: professora Sheila Araújo Teles

Ciências Humanas

- Patrícia Gomes de Macedo (Ciências Sociais)

Sub-projeto: “ Conselho Municipal de habitação, uma experiência de participação popular na luta pela moradia na cidade de Goiânia”.

Orientador: professor Pedro Célio Alves Borges

- Camila Roldão de Lelles Dantas (Pedagogia)

Sub-projeto: “ A psicanálise na produção de dissertações em educação da FE/UFG”

Orientadora: Professora Lueli Nogueira Duarte Silva

Engenharias e Ciência da Computação

- Pedro João Barbosa Junqueira (Engenharia Civil)

Sub-projeto: “ Resistência do CCR: ensaios de compreensão triaxial”.

Orientador: Prof. Carlos Alberto Lauro Vargas

- Leonardo Abdala Elias (Engenharia Elétrica)

Sub-projeto: “ Estudos de variabilidade dos intervalos entre disparos”.

Orientador: Prof. Marcus Fraga Vieira

Ciências Exatas

- Lucas Modesto da Costa ( Física)

Sub-projeto: “ Interação de defeitos em cristais de gases inertes”.

Orientador: Prof. José Nicodemos Teixeira

- Roberto César Tsukino (Física)

Sub-projeto: “ Superposição de estados da luz”.

Orientadora: Profª. Célia Maria Alves Dantas

Letras, Lingüística e Artes

-Fernando José da Silva e Alvim (Letras)

Sub-projeto: “ Brasil brasileiro: questões de identidade nacional e nacionalismo estético em Macunaíma de Mário de Andrade”

Orientadora: Profª. Marilúcia Mendes Ramos (Faculdade de Letras)

- Vanessa Regina Duarte (Letras)

Sub-projeto: “ Estudo lexical das categorias, verbo,substantivo e adjetivo no 2° livro de Registros de Termos da praça de Catalão”.

Orientadora: Profª. Maria Helena de Paula

Receberam também certificado de reconhecimento no período de outubro de 2006 a 2007:

- Maria Alves Garcia Santos Silva, professora da Faculdade de Odontologia, pela conquista do Prêmio da Associação Brasileira de radiologia Odontológica, com o trabalho “ Uso rotineiro da tomografia computadorizada por feixe cônico em ortodontia- uma avaliação de risco/benefício”. Também pela conquista do First Prize Award, pelo trabalho intitulado “ Low instensy laser (GaIAs) in the prevento of oral mucositis in patient undergoing boné marrow transplant”.


-  Fabiana Ribeiro Santana,aluna da Faculdade de Enfermagem, e também as professoras Adélia Yaeko Kyosen Nakatani, Adenícia Custódia Silva e Maria Márcia Bachion e a professora da Universidade Católica de Goiás, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, por terem obtido o 2° lugar no Prêmio Noraci Pedrosa Moreira, concedido pela Associação Brasileira de Enfermagem, com o trabalho intitulado “ Integralidade do cuidade: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiás.”


- Flávia Aparecida de Oliveira,professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG ,  por ter recebido o Prêmio ABC de Publicação Científica, com o trabalho “ Aspectos macroscópicos da cardiopatia chagásica crônica no envelhecimento”.


- Bernardo Pinheiro de Alvarenga,professor da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação, por ter conquistado o Prêmio Petrobrás de Tecnologia, como co-autor do trabalho intitulado “ Nova concepção para bombeamento de petróleo, MATAES- motor assíncrono tubular para aplicação na extração de óleo (petróleo) subterrâneo.”


-  Eduardo Lourenço de Sá,aluno da Escola de Agronomia e Engenharias de Alimentos, por ter conquistado o primeiro lugar no estado de Goiás e o segundo nacional no Prêmio Top Estagiário, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi.


-  Alex Valim Lopes, Diogo Henrique Santana, Fadylla Caetano e Maria Izabel dos Santos, alunos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, por terem conquistado o Prêmio Desafio Sebrae Goiás 2007.


- Raquel de Andrade Cardoso,professora da Faculdade de Nutrição, por ter conquistado o Prêmio Fispal-Food Service, com o trabalho intitulado “ Monitoramento e eficácia de um programa de alimentação.”


-  José do Carmo Alves Siqueira,professor da Faculdade de Direito do Câmpus Goiás, por ter conquistado o 2° lugar na modalidade mestrado do Prêmio Direito Agrário com o trabalho intitulado “Reforma Agrária: promessa constitucional o conflito e a função social da propriedade.”


-  Wagner Ferreira Lemes,servidor técnico-administrativo do Instituto de Física da UFG, por ter conquistado 8° lugar no Circuto Caixa, 5° lugar na Corrida Universitária Padrão-faixa 45-49 anos, medalha de prata na Corrida do Soldado em Goiânia e a medalha de prata na Corrida da Primavera em Piracanjuba.


- Walter Santos de Araújo,aluno do Instituto de Ciências Biológicas, por ter conquistado menção honrosa do Prêmio Verde, concedido no 58° Congresso Nacional de Botânica pela Sociedade Botânica do Brasil, pelo trabalho intitulado “ As galhas dos insetos do Parque Estadual da Serra dos Pirineus em Pirenópolis, Goiás, Brasil."

Clique aqui e veja as fotos da solenidade.

Fonte: Ascom/UFG