oficial_UFG1407.jpg

UFG e Governo de Goiás inauguram Hub GO Agrominerais

Em 08/05/26 13:46.

Plataforma atuará para transformar resíduos minerais em insumos para agricultura sustentável

Texto: Ana Beatriz Santiago

Fotos: Júlia Mariano

 

Em uma iniciativa para fortalecer a segurança alimentar e a economia regional, foi lançada nesta quarta-feira, 6/5, o Hub GO Agrominerais. O evento marcou o lançamento de uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento voltada para a transformação de resíduos e coprodutos da mineração em remineralizadores. O Hub GO Agrominerais é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados (Embrapa Cerrados) e o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefenp). Fruto de um convênio inicial de R$ 28 milhões entre a SIC e a UFG, a iniciativa também prevê a criação do Centro de Ciências e Tecnologia Mineral (CCTM).  O lançamento foi realizado no auditório da Fundação de Apoio à UFG (Funape). Confira o álbum de fotos

A reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, reforçou que a união de áreas como a Geologia, a Agronomia e as Engenharias será decisiva para o sucesso dos trabalhos. "Com esse passo, mostramos que  podemos dar resposta às mais diferentes demandas da sociedade, atuando tanto na área social quanto científica". Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás Joel de Sant'Anna Braga Filho, destacou a parceria entre a universidade, o poder público e as empresas e a maneira como será “possível trazer o resultado tão esperado que precisamos para poder fazer com que Goiás continue a crescer, dando segurança para os empresários que também investirem em ciência, tecnologia e pesquisa", afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás Joel de Sant'Anna Braga Filho.

 

 oficial_UFG1407.jpg

 

Com uma perspectiva de investimento total chegando a R$ 50 milhões, o Hub GO Agrominerais atuará também no mapeamento de recursos minerais locais, análises laboratoriais e transferência de tecnologia. A sede definitiva será no futuro Centro de Ciências e Tecnologia Mineral (CCTM), a ser construído no Campus Aparecida da UFG. 

O Brasil vem enfrentando uma hiperdependência de fertilizantes estrangeiros, importando atualmente entre 80% e 90% desses insumos, como explicou o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), professor Tiago dos Santos Almeida. O Hub vai funcionar como um braço operacional do Plano Nacional de Fertilizantes, buscando tropicalizar as tecnologias de nutrição de plantas e adaptar as soluções às condições específicas do solo brasileiro.

A diretora executiva da Funape, Flávia Aparecida de Oliveira, afirmou que a Fundação irá “ apoiar a formação de pessoas, a educação, a produção do conhecimento, os resultados e, acima de tudo, o impacto que isso trará para o agronegócio e para a agricultura brasileira".

Tecnicamente, os agrominerais são vistos como insumos multifuncionais. Diferente dos fertilizantes químicos convencionais, eles promovem uma melhora sistêmica na saúde do solo e aumentam a resiliência do sistema produtivo. O uso desses remineralizadores estimula o crescimento de raízes, melhora a retenção de água e otimiza a absorção de nutrientes, transformando passivos ambientais da mineração em ativos para o campo. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador do Hub, Eder de Souza Martins, o foco é a economia circular: “A ideia é de benefício sistêmico de fontes orgânicas e vegetais”, finalizou. 

 

oficial_UFG1391.jpg

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel de Sant'Anna Braga Filho, destacou a importância de parcerias entre poder público, universidade e iniciativa privada

 

oficial_UFG1336.jpg

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Eder de Souza Martins, será o coordenador do Hub GO Agrominerais

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias