PHOTO-2026-01-12-11-45-32.jpg

UFG inaugura Colabora +

Em 12/01/26 12:07.

Centro de Inovação e Empreendimentos Tecnológicos custou 19,5 milhões

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Mariano

 

Foi inaugurada na última sexta-feira, 9/12, o Centro de Inovação e Empreendimentos Tecnológicos (Colabora +), no Parque Tecnológico Samambaia da UFG. O Centro, que une ações que perpassam tecnologia, inovação e empreendedorismo sediará o Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (Ciap), o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI), o Centro de Inteligência Artificial (Ceia) e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais (Akcit). O projeto recebeu investimento total de 19,5 milhões de reais e foi construído em 18 meses, dentro do prazo previsto. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou sua fala reforçando que a democracia é a soberania do Brasil é defendida em atos simbólicos, como o que se realiza hoje. Ela agradeceu em especial a visão do vice-reitor da UFG, que transforma qualquer oportunidade em algo disruptivo e que faz a diferença, “e esse prédio é o retrato do que foi essa gestão, sempre movida a muito trabalho e entrega”, afirmou. “Não estamos hoje fechando a gestão com chave de ouro, nós estamos abrindo nossos caminhos com uma chave de ouro”, finalizou a reitora.

O vice-reitor da UFG, afirmou que o grande negócio da Universidade é formação de pessoas e, para educar de maneira tecnológica e artística, é preciso contar com a qualificação sofisticadas e que possam ser desenvolvidas na instituição. “Somente se tivermos envolvidos na ação na fronteira do conhecimento é que poderemos as condições necessárias para executar com a qualidade necessária isso que é a nossa missão”, considerou. De acordo com ele, todo o serviço deve ser pensado desafiando a todos “nossa função no parque tecnológico não é desenvolver empresas, mas isso é o meio para formar cientistas, que crescem nesse ambiente virtuoso”, resumiu.

Helena Carasek, pró-reitora de Inovação, iniciou seu discurso lembrando que esse é um momento festivo e que o Colabora + tem um papel estratégico e que o objetivo é ampliar a presença da UFG na sociedade. “Esse projeto é um marco porque foi o primeiro dessa gestão e entregar o prédio no último evento da gestão. Depois desse projeto inicial nós conseguimos 107 milhões de recursos objetos de projetos da Finep, sem dúvidas foi muito trabalho”, afirmou. A pró-reitora agradeceu em especial a colaboração dos servidores da PRPI e enalteceu o papel da Finep, Fapeg, Funape e outras parcerias que foram desenvolvidas ao longo desse tempo.

André Castro Pereira Nunes, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (APDT) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), comemora que o prédio novo já esteja completamente ocupado, uma vez que isso lança um desafio, especialmente na abertura do modelo de incubação virtual. “Diante das nossas parcerias nós temos construídos muitas coisas boas, compartilhando um compromisso de executar projetos dentro do prazo. Minha preocupação sempre foi responder às demandas de maneira rápida”, defendeu.

Cláudio Leles, agradeceu a gestão da UFG e reforçou que nos últimos anos as instituições desenvolveram um trabalho em parceria muito importante com cooperação. “A Fapeg sempre teve um papel importante na inovação e incentivo a pesquisa, mas nos últimos anos nós passamos a ter um orçamento de 137 milhões e no último anos lançamos 45 editais, no limite de nossa capacidade”, destacou. Ele ainda reforçou que acredita que há excelentes perspectivas para esse ano, tanto para Fapeg, quanto para as parcerias a serem desenvolvidas com a UFG.

PHOTO-2026-01-12-11-45-32.jpg

 

Colabora +

O Colabora mais reforça o compromisso da UFG com a construção de um ambiente inovação se relacionando com a aplicação das tecnologias. “Inserido no contexto do Parque Tecnológico o Colabora mais amplia a capacidade da UFG de formar e desempenhar seu papel estratégico, voltado para o desenvolvimento tecnológico”, destacou.

A construção do edifício foi possível após a aprovação da proposta, submetida em março de 2022, a um edital do MCTI/Finep. Em dezembro de 2023 foi contratada a empresa para a construção do Colabora mais, que culmina com a ampliação da capacidade de geração de empreendimentos inovadores. Somando forças, o espaço irá servirá ao mesmo tempo para a ampliação do Centro de Empreendorismo e Inovação, sendo também a sede do Centro de Inteligência Artificial (Ceia), além do CIAP. Luizmar Adriano agradeceu também a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), que se somou a quantia inicial e alcançou o valor de 19,5 milhões de reais, em uma área de 1.772m2. O espaço contará com doca, sala de reuniões, auditório e estacionamento para 49 vagas. “Esperamos receber até 12 empresas residentes e empresas incubadas ou pré-incubadas, além de um espaço de coworking”, detalhou. A construção do Colabora + se soma a demais edificações do Parque Tecnológico e que permitiram a ampliação da estrutura laboratorial de apoio à geração de negócios inovadores no Parque.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou sua fala reforçando que a democracia é a soberania do Brasil é defendida em atos simbólicos, como o que se realiza hoje. Ela agradeceu em especial a visão do vice-reitor da UFG, que transforma qualquer oportunidade em algo disruptivo e que faz a diferença, “e esse prédio é o retrato do que foi essa gestão, sempre movida a muito trabalho e entrega”, afirmou.
“Não estamos hoje fechando a gestão com chave de ouro, nós estamos abrindo nossos caminhos com uma chave de ouro”, finalizou a reitora.

 

 PHOTO-2026-01-12-11-45-32 (1).jpg

 

 PHOTO-2026-01-12-11-45-32 (3).jpg

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Noticias