Centro de Línguas comemora 30 anos com nova sede
Mais de 100 mil estudantes passaram pelo CL ao longo destas três décadas
Texto: Caroline Pires
Fotos: Júlia Mariano
Mais de 100 mil estudantes passaram pelo Centro de Línguas (CL/UFG) em 30 anos de história. Só esse número já é motivo suficiente para demonstrar o alcance desse órgão complementar da UFG, que nasceu de um projeto de extensão e, desde as suas origens, teve como objetivo impactar e transformar a vida das pessoas por meio do ensino e introdução a novas culturas. Na ocasião, foi inaugurado o novo prédio do CL, que passa a funcionar também no prédio ao lado da Faculdade de Letras. A apresentação cultural da abertura do evento ficou a cargo do professor Robervaldo Linhares, no piano, Jorge Fellipe Santos, no trompete, e Fernanda Oliveira, na flauta.

Mesa diretiva destacou, em especial, a maneira como as pessoas que compõe e que passaram pelo CL forma dedicadas na missão do ensino e da apresentação de novas culturas
Comemorando três décadas de trabalho incansável, Patrícia Machado, diretora do Centro de Línguas da UFG, afirmou que o CL é feito de muitas mãos e sotaques, e lembrou que em 1994, quando teve início o projeto embrionário do que hoje é um órgão complementar da UFG, foram realizadas visitas para conhecer experiências de outras universidades com o ensino de línguas estrangeiras. “Cada gestão deixou marcas profundas e quero expressar minha completa gratidão ao legado de todos, que permanece vivo e inspirado”, afirmou Patrícia Machado, diretora do CL. Segundo ela, a força dessa história coletiva desaguou no novo edifício do CL, que “simboliza continuidade mas também renovação". Por isso, no dia 26 de setembro, o Conselho Universitário da UFG aprovou a resolução em que o transformou órgão complementar”, comemorou.

Exposição sobre a trajetória do CL fica até março no bloco Bernardo Elis, da Faculdade de Letras da UFG
Jamesson Buarque, diretor da Faculdade de Letras, a quantidade de antigos alunos presentes, ao qual ele se inclui, denota a maneira como o CL está entrelaçado com a vida de todos. Já o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, afirmou que a gestão superior lhe permitiu conhecer a Universidade de uma maneira que não é possível em outra posição, e que a professora Patrícia Machado foi uma grata surpresa nesse processo. “Com essa voz mansa e muita persistência ela trabalhou diuturnamente para que esse prédio pudesse ser adaptado e o CL transformado em órgão complementar”, elogiou.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que é impressionante a relevância e a presença da Faculdade de Letras dentro da Universidade, exemplo disso foi a sua pós-graduação, pioneira na instituição, que hoje é referência e plenamente consolidada com 50 anos de criação. A reitora ainda lembrou que fez o curso de inglês completo do Centro de Línguas, onde também estudou Francês quando era estudante da pós-graduação, “e eu me lembro o quanto a vida do Câmpus Samambaia pulsava nesse lugar. Hoje comemorando esses 30 anos em uma condição não mais como curso de extensão, mas com mais independência e autonomia. Isso é algo absolutamente especial”, compartilhou. Angelita Lima considerou que é uma satisfação para a Universidade oferecer um serviço de tamanha envergadura.

O vice-diretor do Centro de Línguas, Gabriel Amorim, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e a diretora do Centro de Línguas, Patrícia Machado

Plateia da comemoração foi composta por servidores, professores e estudantes do Centro de Línguas da UFG
Centro de Línguas da UFG
Criado em 1995, o Centro de Línguas/FL/UFG é um projeto de extensão do Departamento de Línguas Estrangeiras (DELE) da Faculdade de Letras da UFG. As primeiras atividades surgiram em 1994, da constante solicitação de cursos de língua portuguesa e de línguas estrangeiras que a Faculdade de Letras (FL/ UFG) recebia das demais unidades da UFG. Como consequência da falta de um quadro de pessoal suficiente para atender essas solicitações, a FL/ UFG optou pelo oferecimento de cursos semestrais adaptados às necessidades da comunidade universitária (professores, funcionários técnico-administrativos e alunos) e da comunidade externa à UFG. Em setembro de 2025, o Conselho Universitário da UFG aprovou resolução que estabelece o Centro de Línguas como órgão complementar da Faculdade de Letras da UFG. Ao longo de sua história, o CL já recebeu mais de 100 mil alunos, de dentro e fora da instituição.
Atualmente são oferecidas vagas nos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.
Fonte: Secom UFG
