As portas do 22º Conpeex estão abertas
Abertura reforçou que um evento grande se faz a várias mãos. Confira as fotos do evento
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Assim como o que faz um coro potente é a diversidade de timbres e horas de ensaios, o que torna o 22º Congresso de Ensino, Pesquisa, e Extensão (Conpeex) grandioso e impactante na vida das milhares de pessoas que participam das atividades é a profunda dedicação e trabalho, de um evento que é construído de maneira coletiva, planejada e afetiva. Na noite de terça-feira (4/11), foi realizada a abertura do maior evento científico anual da Universidade Federal de Goiás (UFG) que, neste ano, recebeu a inscrição de mais de 500 participantes de outras instituições de ensino e se consolida de vez no cenário científico do Estado de Goiás. Clique aqui para ver as fotos gerais do Conpeex. O álbum da abertura também está disponível.
Nesse momento muito esperado pela Universidade, a pró-reitora em exercício de Extensão e Cultura, e coordenadora do evento, Adriana Régia Marques de Souza, convidou todos a lembrarem o quanto o Conpeex cresceu nos últimos quatro anos. De 7 mil inscritos em 2022, o evento científico alcançou neste ano, até o momento, 9.792 inscritos, e terá mil trabalhos a mais sendo apresentados. “Saímos de um evento feito na UFG para nos tornarmos um evento ainda maior, para além dos nossos muros. E ele cresce principalmente por ser construído de maneira institucional e articulada, contando com a participação engajada de toda a comunidade universitária. Desde servidores professores e técnicos-administrativos, parceiros externos, estudantes, monitores, todos trabalhando com um mesmo propósito”, comemorou.
Ao lembrar o significado desse recorde de inscrições de resumos submetidos, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que hoje se colhe o fruto do trabalho de 22 edições ininterruptas do Conpeex. “A presença de 500 participantes de outras instituições de Goiás demonstra a importância desse evento. A ciência no Estado de Goiás teve um marco com a criação e partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Estamos juntos com todas as estruturas que apoiam o desenvolvimento da ciência e para que possamos superar problemas de alto impacto na vida das pessoas”, avaliou a reitora. Segundo ela, não é possível realizar um evento dessa envergadura sem muita energia e exposição, de uma equipe de pessoas dedicadas e comprometidas com o ensino, pesquisa, extensão e arte. “Lembramos que a UFG entrou em 2025 para a faixa de excelência segundo avaliação do Ministério da Educação, estando entre as 3% melhores do país. Novos desafios estão pela frente, mas que os alicerces da UFG estão firmados”, concluiu.
A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo diretor de Assuntos Institucionais do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, Pedro Ferreira; a pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Helena Carasek; a diretora-executiva da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), Silvana Coleta; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel; reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho; diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias; diretora-executiva da Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fagep), Lucilene de Sousa; pró-reitor de Graduação (Prograd) da UFG, Israel Trindade; pró-reitor de Pós-graduação, Wilson Flores, e a presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Geovana Reis.
Sinfônica UFG
A abertura do evento teve seu final dedicado a proporcionar aos presentes uma experiência única, quando o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal fez silêncio para ouvir a apresentação do coro da Sinfônica UFG. Ao todo, 48 cantores apresentaram canções que foram capazes de acalmar toda a agitação e criar uma atmosfera de esperança, carinho e união, sendo regidos pelo maestro Adriano de Brito Pinheiro. Alexandre Muratone Gonçalves, maestro titular da Sinfônica UFG, lembrou que a estruturação e funcionamento dos trabalhos só foi possível por causa do investimento e da dedicação da atual gestão da UFG para que todos tivessem o suporte necessário para o seu desenvolvimento e efetiva atuação. Ele frisou ainda a parceria de toda a equipe que compõem a Sinfônica, "sem dúvida vocês estão diante dos melhores cantores do Estado de Goiás", concluiu. A Sinfônica UFG conta com 146 integrantes.
O lançamento oficial da Sinfônica UFG será realizado no dia 13 de novembro, às 20h no Teatro Sesi, a entrada é franca.
Fonte: Secom UFG
