Evento_CT_E_I_30-04-24

UFG sedia regional CO da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

En 30/04/24 10:12 .

Participantes de diferentes esferas da sociedade debatem prioridades regionais no tema

Texto e fotos: Ana Paula Vieira

A reitora Angelita Pereira de Lima participou da abertura da etapa regional da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) na segunda-feira (29/4), no teatro da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG). O evento sediado pela UFG segue até esta terça-feira (30/4), no Câmpus Samambaia, reunindo comunidade universitária, sociedade civil, empresários e agentes políticos da Região Centro-Oeste para debater as prioridades regionais que poderão fazer parte da Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.

Também compuseram a mesa de abertura o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Anderson Gomes; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Guilherme Calheiros; os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Neto; de Mato Grosso, Allan Kardec; de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna e do Distrito Federal, Alexandre Villain.

Angelita deu as boas-vindas aos participantes e afirmou que a UFG se sente muito honrada em sediar o evento. Única mulher na mesa diretiva, ela observou: “A primeira grande inovação que a ciência e a tecnologia deverá fazer é a equidade de gênero nessa mesa. Que nós estejamos junto com todos os pensadores e pensadoras, cientistas, empresários, empresárias, sociedade civil, de todos os sexos, de todas as cores, de todas as matizes, de todas as matrizes, que nós estejamos juntos e juntas para construir um país justo, um país sustentável, um país desenvolvido”. Ela ressaltou ainda que o Centro-Oeste tem um papel fundamental na “tarefa estratégica e urgente que é a defesa do cerrado brasileiro”.

conferênciacet
Angelita na solenidade de abertura da conferência do MCTI

Discursos
Os secretários estaduais presentes na mesa de abertura também falaram sobre questões relativas ao financiamento e ao desenvolvimento das políticas de ciência e tecnologia. Alexandre Villain afirmou que é uma “oportunidade ímpar poder juntar todas essas vozes e fazer uma grande reflexão sobre as trilhas que estamos seguindo e para onde devemos apontar nosso futuro em ciência, tecnologia e inovação”. Ele ainda convidou para a etapa nacional, que será em Brasília. Ricardo Sena falou sobre a criação recente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul: “Reforçamos essa governança para que a ciência e tecnologia passe de fato a ter o peso e a importância que ela consegue transmitir à sociedade com todas as entregas que nós temos”.

Alan Kardec enfatizou o debate sobre a distribuição dos recursos federais para investimento em ciência, tecnologia e inovação: “O FNDCT [Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] precisa distribuir 10% para os 27 estados equitativamente desde que e somente se os estados, o governador e a assembleia legislativa colocarem recurso também na secretaria”. José Frederico Lyra Neto lembrou que o momento é importante pois foram 14 anos sem conferências de Ciência e Tecnologia e agradeceu a UFG pela acolhida. Ele ainda explicou que Goiás estabeleceu um Pacto pela Inovação com mais de 70 entidades signatárias: “A gente entendeu que não avançaria nessa inovação sozinho. Esse pacto está aqui para endereçar grandes problemas, sendo um deles o que a reitora mencionou, o desafio de meninas e mulheres na ciência”.

Anderson Gomes afirmou: “Estamos cuidando de um Programa para a 5ª Conferência que olha para todo país”. Guilherme Calheiros agradeceu a UFG pela acolhida e falou sobre as discussões já realizadas e que vão subsidiar a etapa nacional: “um movimento democrático que o Ministério vem liderando com o apoio dos estados para que a gente tenha de fato um movimento que ouça todo o Brasil”. Segundo ele, já foram mais de 200 eventos organizados para criar uma base para as discussões nos dias 4, 5 e 6 de junho no Distrito Federal.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; o ex-reitor da UFG, Edward Madureira; integrantes da gestão da UFG e dos estados da região. Anderson Gomes e Guilherme Calheiros fizeram a primeira palestra magna.

público-conferênciacet
Gestores da UFG e dos estados da região Centro-Oeste participaram da abertura da conferência

Fuente: Reitoria Digital

Categorías: Notícias Reitoria