Pint of Science_CARD 1

Pint of Science 2024 ocorre em Goiânia sob organização da UFG

Em 10/04/24 11:53.

Dois bares da Capital sediam o evento de 13 a 15 de maio nos setores Marista e Nova Suíça

Rodas de conversa entre amigos, garçons que descem bebidas geladas, música ao fundo, ruído de gente que fala alto e petiscos no centro da mesa. Isso combina com um papo sobre ciência? É por acreditar que sim que um grupo de pesquisadoras e de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) aderiu à edição de 2024 do Pint Of Science. O evento vai ocorrer em Goiânia entre os dias 13 e 15 de maio, sob organização da UFG, e com emissão de certificados aos participantes. O projeto é internacional, ocorrendo simultaneamente em diversos países do mundo. 

A iniciativa tem o propósito de difundir o conhecimento científico de forma simples, dialogada e prazerosa, como requer o ambiente do botequim. E não é preciso ser nerd para entrar no bate-papo: basta chegar no Rock Uai Bar e Pub, no Setor Nova Suíça, e no Public 36 Rock Bar, no Setor Marista, para conferir as atividades, que vão começar a partir das 19 horas. Haverá sorteio de brindes, além de discotecagem e música ao vivo após as apresentações dos cientistas. A programação completa – com o nome das pesquisadoras, dos pesquisadores e dos artistas participantes – será divulgada em breve. 

História

Em 2012, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, tiveram a seguinte ideia: eles convidaram pessoas afetadas por condições como Parkinson ou Alzheimer, e seus familiares, para conhecerem o laboratório em que trabalhavam. A iniciativa foi um sucesso. Ao perceberem o interesse do público, os doutores Michael Motskin e Praveen Paul pensaram que, se as pessoas queriam ir até os laboratórios, por que não levar quem faz pesquisas para a comunidade? E qual o ambiente mais descontraído para isso? Logo veio a ideia do bar e assim nasceu o Pint of  Science. Se, em 2012, o evento era apenas uma ideia, em maio de 2013 ele foi realizado em três cidades do Reino Unido, mas rapidamente decolou em todo o mundo. A ideia aterrissou em Goiânia no ano de 2017, quando o Pint foi organizado pela primeira vez na capital de Goiás, também pela UFG.

Cultura científica

Na UFG o evento está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom UFG). Para o pró-reitor da área, Felipe Terra Martins, o Pint of Science é mais uma forma de devolver, à população, os recursos que ela investe, mediante pagamento de impostos, na UFG. “Trata-se de uma maneira prazerosa de prestarmos contas para a sociedade, de devolvermos o conhecimento produzido aqui”. 

Felipe Terra explicou ainda que a ideia é formar uma cultura propícia à curiosidade científica.  “A gente quer transformar a ciência, e o métier da universidade, numa cultura da sociedade. O Pint of Science é uma oportunidade ímpar para chamar novos interessados para cursar a Pós-Graduação, atraindo novos cientistas”. 

Ao todo, participam da edição de 2024 do Pint Of Science 179 cidades apenas no Brasil. A coordenação nacional é do pesquisador e doutor em microbiologia,  Luiz Gustavo de Almeida. Já o coordenador da região Centro-Oeste é o professor Eduardo Bessa, da Universidade de Brasília (UnB), doutor em biologia. Além dos municípios brasileiros, o evento ocorre simultaneamente em mais de 26 países.

  

STORY COM DUAS LOGOS BARES

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Secom PRPG