Lapig_01

Cempa ministra disciplina sobre meteorologia sustentável no Cerrado

Em 09/04/24 11:12.

Participaram do curso ONGs, empresas, setor público, estudantes da graduação e da pós

Lapig_01

Na semana de 25 a 29 de março de 2024, o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (Ciamb), no âmbito do projeto "Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado)", e em colaboração com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou a disciplina "Meteorologia para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado". Ela foi ministrada pelos professores Angel Domínguez Chovert, pesquisador do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e Cempa-Cerrado, e o Manuel Eduardo Ferreira, diretor do Cempa-Cerrado e vice-coordenador do Lapig.

A disciplina teve como objetivo capacitar os estudantes em conceitos fundamentais de meteorologia e ferramentas para a obtenção de produtos meteorológicos, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável do bioma do Cerrado. Durante as aulas, os alunos participaram de atividades expositivas e práticas em laboratório de computação do Lapig, além de terem acesso a instrumentos meteorológicos e plataformas de monitoramento online.

Com uma turma diversificada, registrou-se a presença de estudantes de mestrado e doutorado do Ciamb, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) e do Instituto de Matemática e Estatística da UFG, além de profissionais das áreas de agronomia, engenharia florestal, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e representantes da Equatorial Energia, World Wide Fund for Nature (WWF) e Câmara Municipal de Goiânia. “Fala “, relata Chrystiano Alves, servidor da Semad-GO.

É a primeira vez que o Cempa-Cerrado desenvolve uma disciplina desde o processo de iniciação do Centro. O professor Manuel ressalta que "é um marco importante pois envolve atores sociais como ONGs [Organizações Não-Governamentais], empresas, setor público, e isso favorece uma articulação para o melhor desenvolvimento das pesquisas". Atualmente, há parcerias consolidadas com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre outras.

A metodologia incluiu leituras dirigidas e a preparação de artigos relacionados às ferramentas apresentadas em sala de aula. Os alunos também participaram de uma visita de campo à Embrapa Arroz e Feijão, no município de Santo Antônio de Goiás, onde receberam instruções sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com acesso à estação meteorológica da unidade e explicações em campo sobre o projeto de Integração Lavoura-Pecuária, voltado ao controle e redução de emissões de gases de efeito estufa para um manejo agrícola mais sustentável no Cerrado.

A professor Angel destacou que a disciplina vem complementar a utilização dos produtos gerados pelo Cempa-Cerrado. “É fundamental que tenhamos profissionais capacitados não apenas em obter informações meteorológicas, mas também em interpretá-las e aplicá-las de forma eficiente, visando contribuir para a sustentabilidade desse importante bioma”, destacou o pesquisador.

Os docentes finalizaram a disciplina condensada evidenciando uma potencial sinergia entre as instituições no desenvolvimento de iniciativas educacionais e de pesquisa, voltadas para a sustentabilidade do Cerrado. A participação diversificada dos alunos e representantes de diferentes setores da sociedade demonstrou o interesse e a importância do conhecimento meteorológico para o manejo adequado e a conservação do Cerrado.

Sobre o Cempa-Cerrado

O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) realiza estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite, permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão de tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, entre outros produtos.

O Centro busca reunir academia, governo e entes privados buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado de Goiás, por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas.

Fonte: Lapig UFG

Categorias: Notícias Iesa Cempa Lapig