Centro_de_Convivencia_Estudantil_EA_UFG_19-03-2024

Escola de Agronomia da UFG inaugura centro de convivência estudantil

Em 20/03/24 08:27.

Obra é resultado de doação da empresa Agroquima, por meio da plataforma doacoes.gov.br

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Marília Sabino

A Escola de Agronomia (EA) da UFG inaugurou, na terça-feira (19/3), o Centro de Convivência Estudantil Agroquima, na sede da unidade acadêmica, localizada no Câmpus Samambaia da Universidade. A obra é resultado de uma doação da empresa Agroquima Produtos Agropecuários Ltda., por meio de uma parceria estabelecida com a UFG.

O evento contou com a presença de membros da gestão superior da UFG, diretores de unidades acadêmicas, docentes, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais da Agroquima. Compuseram a mesa diretiva da solenidade a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor Jesiel Carvalho; o diretor da EA, Marcos Gomes da Cunha; o vice-diretor da EA, Cláudio Fernandes Cardoso; o diretor da Agroquima Rafael Barsch e o assessor especial da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira Brasil.

A reitora Angelita Pereira de Lima falou sobre a relevância da ação e agradeceu a parceria da Agroquima. Segundo ela, espaços como o recém-inaugurado têm impacto na vida estudantil. “O objetivo de criar ambientes mais adequados para nossos estudantes é um esforço para o qual temos dedicado muita energia. Precisamos qualificar nossos espaços de ensino. Lugares adequados de convivência são fundamentais, inclusive, para a permanência”.

mesa-Centro de Convivência EA
Angelita falou sobre a relevância da ação e agradeceu à empresa parceira

O gestor da Agroquima, Rafael Barsch, agradeceu a oportunidade e ressaltou que a empresa tem um histórico de parceria com a UFG há 50 anos, incluindo a área de estágio e outros projetos. Para ele, as empresas devem investir em ações de cunho social. “Tem uma parte social que as empresas têm que se preocupar. Não adianta só vender e receber”.

Hoje na Finep, o ex-reitor da UFG e ex-diretor da Escola de Agronomia, Edward Madureira Brasil, falou sobre o sentimento de pertencimento à UFG. “É um espaço que vai favorecer a comunidade estudantil. É uma alegria estar aqui na minha casa celebrando junto com estudantes, professores, técnicos-administrativos, terceirizados, com a Universidade, a conquista de um espaço importante para convivência”.

placa-agroquima-site
Comunidade acadêmica, gestores da Universidade e da empresa parceira prestigiaram o evento

Parceria
Em seu discurso, o diretor da EA UFG, Marcos Gomes da Cunha, fez um histórico do processo que resultou na parceria que possibilitou a inauguração do Centro. De acordo com ele, a ideia surgiu em 2019, mas o contexto era de dificuldades financeiras para a Universidade. Assim, a Escola buscou a parceria, apresentou a ideia ao Conselho Diretor da Unidade e ao Conselho Universitário e iniciou os trâmites legais para a iniciativa, com a assessoria jurídica e administrativa do Gabinete da Reitoria.

Marcos explicou que a Agroquima fez uma doação à Universidade por meio da plataforma doacoes.gov.br. Trata-se do Sistema de Doações do Governo Federal, uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia, que oferta bens móveis e serviços para a administração pública, disponibilizados pelos próprios órgãos de governo ou oferecidos por particulares de forma não onerosa. Durante sua fala, a reitora Angelita Pereira de Lima também destacou essa particularidade, informando que foi uma nova forma de parceria e que a inovação também ocorre nos processos administrativos, não somente nas tecnologias de ponta.

Conforme informações do diretor da EA UFG, o investimento da Agroquima foi de R$ 450 mil e o objetivo é que o espaço tenha múltiplos usos para a comunidade universitária.

Centro de Convivência Agroquima
Objetivo é que o espaço tenha múltiplos usos para a comunidade universitária

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias EA