rquivo
capa de notícias SiSU 2024.jpg capa de notícias SiSU 2024.jpg

Vem aí o SiSU 2024

Em 02/01/24 14:44.

Quase 4,5 mil vagas serão oferecidas pelo SiSU, que utiliza a nota do Enem para seleção

Texto: Caroline Pires

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma universidade pública que oferece 108 cursos de graduação com a máxima qualidade e, há 63 anos, preza pela formação de bons profissionais. Mas, para além da formação tecnicista, a universidade está comprometida com a formação de cidadãos comprometidos com a transformação social e a defesa dos direitos humanos. E são com esses norteadores, que a UFG espera que as 4.494 vagas oferecidas para o ano de 2024 sejam preenchidas nos próximos meses.
A seleção para ingresso na universidade é realizada uma vez ao ano, sempre no primeiro semestre, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar seus novos estudantes. As inscrições no SiSU estarão abertas de 22 a 25 de janeiro, e o resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro. Aqueles que não forem aprovados em primeira chamada, podem ainda manifestar o interesse em participar das chamadas subsequentes, entre os dias 30/1 a 7/2. As matrículas serão realizadas de forma presencial e escalonada, em dias definidos no cronograma de matrículas para ingressantes da UFG. Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no sisu.ufg.br e as dúvidas podem ser sanadas pelo candidato.iv@ufg.br.
A diversidade e a pluralidade são algumas das características mais marcantes da UFG, que se dedica, também, a contemplar as especificidades dos seus ingressantes. O pró-reitor de graduação Israel Elias Trindade, destaca que no último semestre, 85% dos estudantes da universidade foram oriundos de 187 municípios de Goiás, mas que também foram recebidos aprovados de todos os estados brasileiros. “Mas sabemos do desafio que se apresenta todos os anos: além de oferecer as condições para que essas pessoas ingressem na universidade, queremos que elas conquistem êxito em seus estudos. Por isso é essencial que, desde o início da caminhada desse aluno na universidade, eles tenham o apoio necessário, tanto em questões pedagógicas, quanto de assistência estudantil”, ponderou.

Em busca do 100% de preenchimento de vagas
Israel Trindade destaca que a universidade tem trabalhado intensamente nos últimos anos para que seja alcançado o preenchimento completo de todas as vagas oferecidas, inclusive para os cursos que não são contemplados pelo SiSU.
Ele lembra que o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) aprovou no início de 2023 o Processo Seletivo Complementar, que visa ocupar as vagas remanescentes, que não tenham sido preenchidas com as três chamadas que são realizadas no SiSU. “Neste processo, o candidato pode concorrer com a sua maior nota obtida pelo Enem dos últimos 10 anos. O objetivo é ocupar 100% das vagas oferecidas pela Universidade”, explicou. Este edital será lançado após a realização das matrículas dos aprovados no SiSU, quando será contabilizado o quantitativo de vagas por curso, que serão oferecidas.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias Prograd