PremioCAPES2023

UFG recebe troféu por pesquisas relacionadas à ODS 14 Vida na Água

Em 08/12/23 18:46.

Universidade foi uma das 13 instituições contempladas pelo Prêmio Capes Elsevier 2023

PremioCAPES2023

Texto: Versanna Carvalho e Luiz Felipe Fernandes 

Fotos: Pablo Lisboa

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi contemplada com o Prêmio Capes Elsevier na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 - Vida na Água. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, esteve em Brasília na terça-feira (5/12) para receber a honraria em nome da Instituição. Angelita foi recepcionada pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, pelo diretor do Programa de Bolsas da Coordenação e professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, Laerte Guimarães Ferreira, pelo diretor-regional de Vendas para a América Latina da Elsevier, Ezequiel Farré, e pela gerente de Contas da Elsevier Brasil, Ana Luisa Maia. 

O troféu foi entregue à reitora da UFG por Ezequiel Farré. "É uma honra para nós dar uma carícia e uma ajuda a todos que realmente fazem isso acontecer [a pesquisa acadêmica e científica], os pesquisadores", disse o executivo.

 

Prêmio_Capes_Elsevier_2023 (1) - Foto por Pablo Lisboa
Mercedes Bustamante e Angelita Pereira de Lima 

 

A gestora da Universidade falou sobre o simbolismo da premiação para a Instituição. "A UFG está honrada em receber esse prêmio, que mostra que a nossa Instituição está entre as melhores do país. Premiar as publicações ODS é relevante porque inspira e fortalece as pesquisas articuladas acerca dos temas ODS. Os pesquisadores autores devem ser saudados pelo esforço que têm realizado para produzir publicações de impacto e esse prêmio é fruto disso", afirmou Angelita.

Embora não tenha ido à solenidade de entrega do prêmio, o pró-reitor de Pós-Graduação (Felipe Martins Terra) da UFG, demonstrou um grande contentamento com a mais nova conquista da Universidade. "A UFG teve 16 artigos publicados entre os mais citados para a ODS 14 - Vida na água", contabilizou.

Prêmio_Capes_Elsevier_2023 (2) - Foto por Pablo Lisboa
Laerte Guimarães Ferreira e Angelita Pereira de Lima

 

Felipe comenta que ao menos 5 dos 16 que foram considerados para o prêmio abordam a toxicidade resultante da presença de nanoplásticos e microplásticos para a fauna aquática. "Esses artigos incluem pesquisadores, professores, docentes da UFG, programas de pós-graduação da UFG, estudantes de pós-graduação de programas tais como Genética e Biologia Molecular, Biodiversidade Animal, Biologia da Relação Parasita-Hospedeiro, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Biodiversidade, e Ecologia e Evolução", enumera.

O pró-reitor destaca que apenas um dentre os 16 trabalhos mencionados, publicado em 2018, contém cerca de 800 citações. "É um número extremamente elevado, altamente impactante e indicador da qualidade da pesquisa produzida. Neste caso, um trabalho produzido no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBAN), pelo docente Thiago Lopes Rocha, que mostra o poder de alcance dos trabalhos produzidos na UFG, e, neste caso, alinhados à ODS 14".

Metodologia

Ana Luisa apresentou a metodologia do Prêmio Capes Elsevier que considerou instituições com mais de 2 mil publicações no período de 2018 a 2022, cujos dados foram exportados a partir de 25 de outubro de 2023. "Para todas as métricas e instituições premiadas usamos a solução SciVal, que tem como fonte o Scopus. É bastante interessante uma vez que conseguimos ali ter informações sobre 24 mil instituições, de 230 países, 17 milhões de pesquisadores, mais de 300 trilhões de métricas, e com esses dados, conseguimos criar a metodologia para premiar esse ano", comentou.

"Chegamos às top 100 instituições, dentro da produção científica no período, para cada um dos ODS. Para a premiação, a gente selecionou dentro dessas top 100, a partir de um indicador que analisa as publicações entre as 10% mais citadas para cada um dos ODS", explicou a gerente. 

Balanço

A presidente da Capes afirmou que os prêmios são muito importantes, não exatamente pelo prêmio em si, mas pela oportunidade de se fazer o balanço do que foi feito. "Em ciências, temos poucos momentos assim. Essa ocasião de ofertar isso para os nossos pesquisadores e para as nossas instituições é um ponto muito positivo a ser destacado", reitera. 

Mercedes conta que ficou particularmente feliz quando, meses atrás, mostraram o papel que a Capes e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) têm no financiamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

"Eu fiquei bastante feliz e uso bastante esse gráfico porque, às vezes, no corre-corre, esquecemos essa finalidade mais ampla do fomento e essa construção de uma agenda tão importante quanto a agenda 2030 que sofreu tanto também com a pandemia de covid-19", comenta a gestora. Mercedes afirma que alinhar a edição 2023 do prêmio para os ODS é um lembrete de que "a janela de tempo se estreita muito rapidamente para lidar com uma agenda que é o nosso futuro comum. Passou até a ser o nosso presente comum também, se considerarmos esse ano de eventos extremos".

 

Relação de artigos que contribuíram para a conquista da UFG

Estudo

Participação da UFG

Studies of the effects of microplastics on aquatic organisms: What do we know and where should we focus our efforts in the future?

Thiago Lopes Rocha

How much are microplastics harmful to the health of amphibians? A study with pristine polyethylene microplastics and Physalaemus cuvieri

Guilherme Malafaia

Thiago Lopes Rocha

Developmental toxicity in zebrafish exposed to polyethylene microplastics under static and semi-static aquatic systems

Guilherme Malafaia

Andreza Martins de Souza

Aryelle Canedo Pereira

Stênio Gonçalves

Renan Xavier Ribeiro

Thiago Lopes Rocha

Global Island Monitoring Scheme (GIMS): a proposal for the long-term coordinated survey and monitoring of native island forest biota

Margarita Florencio

Amazon protected areas and its ability to protect stream-dwelling fish fauna

Paulo de Marco Jr.

Toxicity of polystyrene nanoplastics in Ctenopharyngodon idella juveniles: A genotoxic, mutagenic and cytotoxic perspective

Abraão Tiago Batista Guimarães

Fernanda Neves Estrela

Paulo Sergio Pereira

Fabiano Guimarães Silva

Guilherme Malafaia

Large and remote marine protected areas in the South Atlantic Ocean are flawed and raise concerns: Comments on Soares and Lucas (2018)

Rafael Loyola

Phytoplankton species interactions and invasion by Ceratium furcoides are influenced by extreme drought and water-hyacinth removal in a shallow tropical reservoir

Luis Mauricio Bini

Renato Bolson Dala-Corte

Multiple endpoints of polylactic acid biomicroplastic toxicity in adult zebrafish (Danio rerio)

Abraão Tiago Batista Guimarães

Guilherme Malafaia

The invasive potential of tilapias (Osteichthyes, Cichlidae) in the Americas

Fernanda A. S. Cassemiro

Toxicity evaluation of the combination of emerging pollutants with polyethylene microplastics in zebrafish: Perspective study of genotoxicity, mutagenicity, and redox unbalance

Amanda Pereira da Costa Araújo

Thiago Lopes Rocha

Daniela de Melo e Silva

Guilherme Malafaia

Large-scale Degradation of the Tocantins-Araguaia River Basin

Luis Mauricio Bini

Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

Priscilla Carvalho

José Alexandre Felizola Diniz Filho

Edgardo Manuel Latrubesse

Rafael Dias Loyola

Paulo De Marco Jr.

Hydro-chemical assessment of fluoride and nitrate in groundwater from east and west coasts of Bangladesh and India

Guilherme Malafaia

NEOTROPICAL ALIEN MAMMALS: a data set of occurrence and abundance of alien mammals in the Neotropics

Bruno R. Ribeiro

Analice Maria Calaça

André Tavares

Diego Afonso Silva

Fernanda Cavalcanti de Azevedo

Frederico Gemesio Lemos

Juliana Silveira dos Santos

Karlo Gregório Guidoni-Martins

Mozart Caetano de Freitas Junior

Rafael Loyola

Novel methodology for identification and quantification of microplastics in biological samples

Guilherme Malafaia

Amanda Pereira da Costa Araújo

Climate Change and Biodiversity in the Atlantic Forest: Best Climatic Models, Predicted Changes and Impacts, and Adaptation Options

Rafael Loyola

 

Vencedores do Prêmio Capes Elsevier 2023

Universidade Federal de Santa Maria, ODS 1 - Erradicação da pobreza;

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; e ODS 15 - Vida terrestre;

Fundação Getulio Vargas (FGV), ODS 3 - Saúde e bem-estar;

Hospital Israelita Albert Einstein, ODS 4 - Educação de qualidade;

Universidade Federal de Ouro Preto, ODS 5 - Igualdade de gênero;

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ODS 6 - Água potável e saneamento; e  ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura;

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ODS 7 - Energia limpa e acessível;

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ODS 10 - Redução das desigualdades;

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis;

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ODS 12 - Consumo e produção responsáveis;

Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima;

Universidade Federal de Goiás (UFG), ODS 14 - Vida na água;

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes;

Universidade Federal de Sergipe (UFS), menção honrosa.

OBS.: não houve premiação para o ODS 17 - Parcerias e meios de implementação

 

Saiba mais

Docente da UFG que vai atuar na Capes comemora reajuste das bolsas

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria PRPG ICB Orgulho de ser UFG