cop28-logo3-300x200

Duas professoras da UFG vão à COP 28 como palestrantes convidadas

Em 30/11/23 16:24.

Laís Thomaz e Raquel Santiago pesquisam, respectivamente, biocombustíveis e alimentos

cop28-logo3-scaled

 

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) terá duas docentes na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), que começa na quinta-feira (30/11) e se estende até 12 de dezembro, em Dubai (Emirados Árabes - UAE). Uma delas é a secretária de Relações Internacionais (SRI) e docente da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Laís Forti Thomaz. A outra professora da UFG é Raquel de Andrade Cardoso Santiago, vinculada à Faculdade de Nutrição (Fanut). 

Em março deste ano, Laís foi convidada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para integrar, na condição de “representante da sociedade civil, especialista em matéria de energia”, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Agora, a secretária foi convidada pelo MME a ministrar uma palestra no painel organizado pela pasta no Pavilhão Brasil da COP 28, no Expocity Dubai. Intitulado “Combustível do Futuro – Novo Marco Legal para a Mobilidade Sustentável e Descarbonização”, marcada para ocorrer na próxima segunda-feira (4/12), às 10h30 de Dubai (3h30 da manhã no Brasil). 

 

Além de professora de Relações Internacionais, Laís atua como pesquisadora na área de energia e biocombustíveis. A professora faz parte do projeto de pesquisa "Estudos acerca das alternativas do setor aéreo relacionados ao uso de Sustainable Aviation Fuels (SAF)”, financiado pela Secretaria da Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos e coordenado pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Fabrício Campos.

Saúde e mudança climática

Raquel de Andrade Cardoso Santiago participa de um grupo de trabalho que integra a iniciativa Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change, uma colaboração multidisciplinar que monitora os vínculos entre saúde e mudança climática. O Lancet reúne pesquisadores líderes de 43 instituições acadêmicas e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) em todos os continentes, publicando atualizações anuais de suas descobertas para fornecer aos tomadores de decisão recomendações de alta qualidade baseadas em evidências.

"É minha primeira participação [na COP], pretendo identificar e fortalecer redes de contato e fazer trocas de ideias com possibilidades de ampliar a discussão e propostas de encaminhamentos abordados especialmente quanto a sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis com ênfase na biodiversidade", conta Raquel que vai fazer uma palestra no painel "A transição dos sistemas alimentares e suas implicações para o meio ambiente, consumo e saúde pública" do Pavilhão Brasil e coordenado pela Humane Society International (HSI), na quarta-feira (6/12), às 9h de Dubai (2h da manhã no Brasil).

Raquel está no Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change desde 2022 e, desde então, já contribuiu como coautora de relatórios anuais de 2022 e agora do de 2023 com recomendações para políticas de saúde na América do Sul e no Brasil. Esse material é enviado a gestores e tomadores de decisões e podem auxiliar na elaboração de políticas públicas. 

 

Raquel_Santiago_2023
Raquel: vai abordar transição dos sistemas alimentares, meio ambiente, consumo e saúde

 

 

Lais_Thomaz_30_novembro_2023
Laís: está no painel sobre o novo marco legal para mobilidade sustentável e descarbonização

 

Saiba mais

UFG integra grupo internacional que monitora impactos das mudanças climáticas na saúde

Pesquisadores pedem a inclusão do Cerrado nas discussões da COP28

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SRI Fanut