assinatura convênio

UFG e Receita se unem em projeto de controle de mercadorias apreendidas

Em 17/11/23 09:58.

Convênio para automação e gestão de estoques foi assinado no dia 17/11 em novembro, em Brasília

Texto: Luanny Arantes* e Kharen Stecca

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG) reforça sua posição de destaque no campo da inovação por meio da recente parceria estabelecida entre o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) e a Receita Federal do Brasil. Essa colaboração visa a concepção e implementação de um projeto de automação de gestão de estoques para o controle de mercadorias apreendidas. A assinatura do convênio ocorreu  no dia 17 de novembro em Brasília, com a presença do professor Sólon Bevilacqua e do superintendente da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, Antonio Henrique Lindemberg Baltazar.

assinatura convênio
Convênio foi assinado no dia 17 de novembro

O projeto-piloto, com previsão de início ainda em 2023, representa uma iniciativa relevante que pode trazer benefícios significativos. Segundo o professor e um dos coordenadores do projeto, Sólon Bevilácqua, a automação da gestão de estoques é crucial para a eficiência e transparência nas operações da Receita Federal, resultando em um melhor controle das mercadorias apreendidas. Além disso, ele reforça que a parceria entre uma instituição de ensino superior e um órgão governamental demonstra a aplicação prática da pesquisa acadêmica para resolver problemas reais, contribuindo para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas governamentais.

A coordenação deste projeto ficará sob a responsabilidade de três professores, entre os quais figuram Sólon Bevilacqua, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, juntamente com os professores Anselmo Rafael Cukla e Daniel Fernando Tello Gamarra, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este projeto reforça a colaboração entre pesquisadores de Universidades de Estados distintos para dar vida a projetos importantes, como o de automação de estoques da Receita Federal. Isso ocorre porque essa união traz diversidade de conhecimento, sinergia de recursos e uma abordagem multidisciplinar, resultando em impacto ampliado e fortalecimento de redes de conhecimento.

O professor Daniel Fernando Tello Gamarra e Anselmo Rafael Cukla, ressaltam que tiveram o prazer de ser convidados pelo professor Solon Bevilacqua a contribuir com o projeto de pesquisa e desenvolvimento em andamento junto à Receita Federal. Durante as reuniões e conversas e em colaboração com representantes da Receita Federal, identificaram as demandas tecnológicas que precisavam ser atendidas. Desta forma, foi elaborada conjuntamente uma proposta para enfrentar esses desafios. Anselmo destaca que atualmente, estão realizando reuniões regulares com esses estudantes, com o propósito de explorar as áreas de automação, processamento de imagens e treinamento de redes de inteligência artificial, tudo isso com a finalidade de atender os requisitos deste projeto.

anselmo e daniel

Dois bolsistas foram selecionados para contribuir com este projeto, André Felipe Caraíba, discente do curso de Engenharia da Computação, e Victor Emanuel Monteiro, discente do curso de Inteligência Artificial. O estudante André Felipe acredita que o projeto contribuirá em sua vida acadêmica, pois é uma área que está em crescimento. Ele destaca que a participação no Projeto Pequi Mecânico, que é um projeto de extensão que trabalha com robótica ajudou muito também em seus conhecimentos prévios. "É muito bom estar contribuindo com algo prático", avalia.

Para concluir, a parceria entre a FCT/UFG, a UFSM e a Receita Federal é um exemplo notável de como a colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais pode levar a avanços significativos. Este projeto de automação de gestão de estoques não apenas aprimorará as operações da Receita Federal, mas também fortalecerá a capacidade da universidade de formar profissionais altamente qualificados. Além disso, reforça o compromisso com a inovação, o desenvolvimento de soluções práticas e o avanço do conhecimento, impactando positivamente a sociedade e a administração pública. Através do trabalho conjunto de professores e bolsistas, essa iniciativa promete benefícios duradouros tanto para a academia quanto para o setor público.

*Luanny Arantes é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Rayssa Costa.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias FCT