Politizar_GYN_17-08-2023

Politizar GYN UFG é homenageado na Câmara Municipal de Goiânia

Em 18/08/23 14:31.

Colaboradores e participantes do projeto receberam diploma de honra ao mérito em 17/8

Politizar_GYN_17-08-2023
Vereadores e colaboradores e participantes do Projeto Politizar GYN

Texto: Letícia Carvalho*

Fotos: Câmara Municipal de Goiânia

Uma sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia homenageou os colaboradores e participantes do Projeto Politizar Goiânia UFG, na quinta-feira (17/8). A honraria ocorreu a partir da propositura do vereador Romário Policarpo. Durante a solenidade, no Auditório Carlos Eurico, os participantes receberam, cada um, um diploma de honra ao mérito. Além dos vereadores-mirins de 2023, foram agraciados os coordenadores, monitores, palestrantes, professores, diretores e colaboradores das três edições do projeto na Câmara.

Na sessão, a mesa foi composta pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, pela diretora legislativa, Gabriela Tejota, e pelos vereadores Anselmo Pereira (MDB) e Kátia Maria dos Santos (PT).  Além deles, os coordenadores do projeto, Frederico Henrique Galves e Rita de Cássia, e Laura Teixeira, simulanda eleita presidente da Casa, também integraram a bancada.

A reitora Angelita observou que "neste ano o Politizar neste ano completa 10 anos. Iniciou na UFG em 2013 como uma ideia muito bacana [de três então estudantes da unidade acadêmica] na Faculdade de Ciências Sociais para desenvolver ações, formar pessoas, mobilizar a juventude para a política. Nesses 10 anos nós podemos avaliar que estamos colhendo muitos bons frutos". Ela complementa dizendo que "esse projeto é uma marca da UFG já estabelecida e patenteada. Já estivemos também com o mesmo êxito na Assembleia Legislativa e agora não estamos mais por decisão da casa".

A gestora da UFG comentou que a simulação legislativa é sempre um grande aprendizado e experiência. Ela agradeceu à parceria e empenho de todos os envolvidos na parceria que inclui UFG, Câmara Municipal, as escolas e também as famílias dos vereadores-mirins. "Obrigada por esta ampla aliança que fazemos para melhorar a qualidade da política, preparando bem a sociedade e as pessoas que vão liderar os processos legislativos. Começarmos nas escolas públicas e privadas, nos ensinos fundamental e médio, é fundamental para que no futuro, cada vez mais, nós tenhamos resultados melhores. Neste caso, o resultado melhor é a ação política mais qualificada, mais antenada com as demandas da cidade, e da sociedade e com o compromisso do desenvolvimento social. E o desenvolvimento social que passa pela política é também um compromisso com a superação das desigualdades. Se é na cidade que nós podemos ser felizes, para construir esses processos de felicidade, precisamos de uma política qualificada", conclui Angelita.

O coordenador do Politizar GYN e professor da FCS, Frederico Henrique Galves Coelho da Rocha, explica que a proposta da homenagem surgiu da presidência da casa, em vista do sucesso do projeto. “Quatrocentos e sessenta e seis estudantes de várias escolas públicas e privadas se inscreveram, fizeram a redação com o tema Combate à Desinformação e Participação Política do Jovem no Município de Goiânia, e hoje estamos aqui encerrando essa edição.”, pontua Frederico. Além disso, destaca que apesar de ser apenas a terceira edição do Politizar na Câmara, a história do projeto vai além e completa 10 anos.

Laura Teixeira, estudante do Colégio Fractal, foi eleita democraticamente a presidente da Casa durante a simulação. A vereadora simulanda pelo partido MDB também teve momento de fala na sessão e, além de agradecer pela experiência, falou da importância do Politizar para a juventude goianiense. “Ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, com histórias e ideologias diferentes das suas é algo bem raro hoje em dia, por isso o projeto é tão importante. Ele nos ensina a pensar além de nós, para a comunidade em um todo”, diz Laura.

O Politizar Gyn é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia, e tem como objetivo a formação política de estudantes do ensino médio, por meio de atividades de simulação parlamentar acerca do papel do vereador. Visa também aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil, e assim, proporcionar experiências práticas do processo político municipal para os jovens.

Para assistir ao vídeo da sessão especial em homenagem aos colaboradores do Projeto Politizar Goiânia, clique aqui.

Fonte: *Secom UFG com informações da TV Câmara por meio do canal do YouTube @tvcamaragyn, Projeto Politizar Gyn e Escola do Legislativo Goianinse

Categorias: Notícias FCS