Livro_Politicas_Publicas_29-06-2023_Foto_Carlos_Siqueira (1)

Cepasp Face UFG lança livro e projeto sobre políticas públicas

Em 30/06/23 12:54.

Solenidade realizada em Goiânia reuniu pesquisadores da área de públicas de diferentes instituições 

 

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira 

Livro_Politicas_Publicas_29-06-2023_Foto_Carlos_Siqueira (1)
Publicação foi pensada como um guia para gestores públicos municipais

 

O livro "Aprimorando o planejamento público municipal: normativas básicas, questões-chave e indicadores para diagnóstico" (Cegraf UFG, 121 páginas), de autoria de Daniela Gomes Pessoa, Daniela Rosim, Danielly Estevam Silva, Paulo de Martino Januzzi e Vicente da Rocha Soares Pereira foi lançado na quinta-feira (29/6) em evento realizado na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (Face/UFG). Na mesma ocasião foi apresentado o projeto Rede de Pesquisa de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (IA2PP).

Os autores do livro, bem como os responsáveis pela rede são docentes, pesquisadores e parceiros do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp/Face/UFG), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de São Paulo (Nepp/Unicamp) e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE). O livro foi pensado com o intuito de servir como guia para gestores públicos municipais, trazendo questões estratégicas sobre as principais áreas da administração pública municipal. 

Livro_Politicas_Publicas_29-06-2023_Foto_Carlos_Siqueira (2)
Vicente Ferreira: "gestores municipais têm carência de conhecimento especializado, produzido de forma rápida para tomada de decisão"

 

O projeto IA2PP conta com parceiros institucionais, que compareceram ao lançamento da rede, dentre os quais a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Anepecp), representada pela diretora-presidente, Maria Isabel Araújo Rodrigues; Sociedade Brasileira de Política Pública (Sbap), com a diretora vice-presidente, Cláudia Passador; e Fundação João Pinheiro (FJP), com o presidente, Helger Lopes.

Suporte

Um dos coordenadores do projeto é o secretário de de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) da UFG e docente da Face, Vicente da Rocha Soares Pereira. Ele explica que a ideia do projeto é produzir e disponibilizar conhecimento para que ele sirva de suporte para a formulação de políticas públicas, reorientar políticas, melhorar o processo de implementação, de avaliação, atuando em todo o ciclo de políticas públicas. 

"Sabemos que os gestores municipais têm muita carência desse conhecimento especializado, produzido de forma rápida para tomada de decisão. A expectativa é de operar tudo isso por meio de uma rede de colaboração interinstitucional aplicada às políticas públicas com a proposta de criação do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Aplicada às Políticas Públicas (Ciap), na UFG, que vai ser apreciada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFG, na sexta-feira (30/6). A iniciativa tem a participação da Unicamp e do IBGE, inicialmente", afirma Vicente.

Livro_Politicas_Publicas_29-06-2023_Foto_Carlos_Siqueira (3)
Marcelo Proni (Nepp/Unicamp), Paulo Januzzi (Ence/IBGE) e Vicente Pereira (Cepasp/UFG)

 

O pesquisador afirma que já há uma rede muito grande no Brasil interessada em participar deste centro. As operações de todo o projeto serão feitas na UFG por este novo centro e em parceria com o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (Lamcad), instalado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) e vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). "Estamos conversando intensamente com governos, agências de fomento e associações científicas no campo de políticas públicas", diz Vicente.

O Projeto IAPP também está sob a coordenação do professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE) e professor convidado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp/Unicamp), Paulo Januzzi. "Tudo começou com as conversas para o livro, que está sendo lançado hoje, tendo sido atropelado pelo Chat GPT no começo do ano, vimos que o livro poderia virar muito mais do que foi imaginado inicialmente. É simbólico que nós estejamos lançando aqui, simultaneamente, o pai ou mãe da criança e o seu filhote que vai crescer muito nos próximos anos", comenta Paulo Januzzi.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, marcou presença no encontro e destacou a importância de levar oportunidades de desenvolvimento para todos os municípios do Estado e do País. "O novo censo do IBGE mostra que apenas 5% dos municípios brasileiros concentram 56% da população. Em Goiás a maior parte dos municípios têm entre 924 e 20 mil habitantes. Esses municípios precisam de nós para iniciarmos a reversão dessa curva e poderem contar com mais recursos e equipamentos públicos. Seja nas pequenas cidades ou no campo".

Presenças

Além do coordenador do Projeto IAPP e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE), Paulo Januzzi, e do coordenador-adjunto do Nepp/Unicamp, Marcelo Proni, representando a coordenadora Ana Lúcia Gonçalves da Silva, o lançamento da rede foi prestigiado por instituições de renome no segmento como a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Anepecp), representada pela diretora-presidente, Maria Isabel Araújo Rodrigues; a Sociedade Brasileira de Política Pública (Sbap), com a diretora vice-presidente, Cláudia Passador; e Fundação João Pinheiro (FJP), com o presidente, Helger Lopes.

Também participaram da solenidade o diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Leles; o subsecretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Robert Bonifácio; a coordenadora Cepasp/Face/UFG, Daniela Rosim; a diretora da Face UFG, Andrea Lucena; e a diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves.

Livro_Politicas_Publicas_29-06-2023_Foto_Carlos_Siqueira (4)
Equipe integrante do livro e da rede IA2PP


Clique aqui para assistir à solenidade de lançamento realizada na quinta-feira (29/6).

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Face SECPLAN Reitoria