ceia ufg carro eletrico

Ceia-UFG apresenta carro totalmente “drive-by-wire”

Em 07/06/23 18:24.

Esse é o primeiro de diversos modais do laboratório de veículos autônomos e elétricos do Centro

ceia ufg carro eletrico

Adaptado em parceria com a startup inglesa, StreetDrone, o Renault Twizy, que permite 02 ocupantes (motorista e passageiro) é totalmente “drive-by-wire” para controle de direção, freio, aceleração e sistemas auxiliares. A autonomia veicular é de 100 km. O carregamento leva 4 horas e o peso é 450kg. O sistema operacional conta também com sensores e câmeras inteligentes e flexíveis para atender as metas exigidas. Os recursos investidos são provenientes de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

O veículo é o primeiro de diversos modais a serem utilizados no laboratório de veículos autônomos e elétricos do Ceia-UFG. O Laboratório será responsável por realizar pesquisas sobre veículos com direção assistida e autônoma, estudos referentes a tecnologia virtual para assistência aos motoristas e passageiros, além de pesquisar a Internet das Coisas (IOT), que é utilizado no sistema de trânsito em um município inteligente.

Participam das pesquisas alunos, professores e pesquisadores da graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que desenvolvem aplicações tecnológicas com o uso de Inteligência Artificial nos projetos de inovação que envolvem mobilidade, segurança e logística. Os pesquisadores Aldo Díaz Salazar e Lucas Araújo realizaram diversas interações com a startup StreeDrone em Oxford-Inglaterra para customização do veículo e participações nos treinamentos operacionais.

Ceia-UFG e veículos autônomos

Em parceria com a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e SEBRAE, o Ceia-UFG ajudou a desenvolver tecnologias para os veículos autônomos de pequeno porte, como o modelo da startup Synkar.

Atualmente, a startup brasileira exporta veículos para os países: Irlanda, Canadá, Portugal e Malásia. Após o desenvolvimento de tecnologias para esse tipo de veículo, o Ceia-UFG inicia a fase de desenvolvimento de tecnologias para veículos de maior porte, ampliando assim a abrangência das tecnologias desenvolvidas.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) foi lançado, em 2019, a partir de uma política pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), no formato tríplice hélice (academia, governo e empresas). O Ceia possui contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com 45 empresas privadas (sendo três delas estrangeiras) e 04 órgãos públicos gerindo cerca de R$ 60 milhões em projetos de inovação. A Unidade Embrapii atua na capacitação e formação dos alunos matriculados nos níveis: Graduação, Mestrado e Doutorado. Os estudantes são inseridos em diversas áreas econômicas, por exemplo: saúde, energia, logística, indústria, agronegócio, finanças e veículos autônomos.

Mais informações em: https://ceia.ufg.br/

Categorias: Notícias Ceia UFG