UFG com a Escola visita região noroeste de Goiânia

Em 02/06/23 10:37.

Programa de extensão da UFG visa a popularização da ciência nas escolas

Texto: Carolina Melo

Fotos: Letícia Carvalho Veloso Viana

O Centro de Ensino em Período Integral Professor Genesco Ferreira Bretas (Cepi) recebeu na manhã de quinta-feira (01/06) a primeira edição da atual gestão do Programa UFG com a Escola. Os estudantes da segunda fase do ensino fundamental e do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer os programas de extensão, a política de inclusão e acessibilidade da Universidade e participar de oficinas oferecidas por técnicos e professores da UFG. A mesa de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Ribeiro, da pró-reitora adjunta da Proec, Adriana Régia Marques, do pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, da pró-reitora adjunta da Graduação, Heliny Carneiro, do diretor de Ações Afirmativas, Pedro Cruz, da diretora do Sistemas de Biblioteca (Sibi) da UFG, Adriana Ribeiro, e do coordenador do evento, Renato Cândido da Silva.

UFG com a Escola

O encontro entre o ambiente acadêmico e a escola propiciou a inserção dos estudantes ao universo universitário. Oficinas de arte e de produção audiovisual, exposições do Clube de Astronomia Cecilia Payne, do Pátio da Ciência, palestras sobre farmacologia, física e política, além de rodas de conversas sobre acesso e inclusão na Universidade foram algumas das atividades do evento. Para a diretora do Cepi, Gabriela Paulino do Nascimento, essa foi a “primeira oportunidade efetiva que os alunos da escola tiveram de vivenciar a UFG”. Segundo ela, houve o envolvimento e a curiosidade dos estudantes, que puderam conhecer sobre cursos que nem vislumbravam e imaginavam que existiam. E também conheceram as políticas de inclusão e assistência estudantil. “Com isso, eles conseguiram visualizar a possibilidade real de cursar a universidade”, afirma.

Segundo o coordenador do Programa, Renato Cândido da Silva, o evento cumpriu o objetivo de levar as ações para dentro da escola e, assim, contribuir com a popularização e democratização da ciência. “O Programa busca contribuir com a formação de estudantes das áreas periféricas de Goiânia. Dessa vez, estivemos numa escola localizada na região noroeste, que tem baixos índices socioeconômicos. E conseguimos perceber que foi motivador para os estudantes que tiveram acesso às oficinas, maquetes e experimentos clássicos”.

UFG com a Escola

A estudante Ana Luisa da Silva do Vale, 17 anos, do terceiro ano do ensino médio, gostou de vivenciar as discussões sobre energia solar e os experimentos físicos. Já Yara Glória Mesquita, 16 anos, do segundo ano do ensino médio, e Matheus Henrique de Souza da Silva, 16 anos, do primeiro ano, tiveram uma predileção pela exposição Tecido Espaço Tempo do Clube de Astronomia. Para Matheus, “o evento deu um pouco mais de noção sobre os cursos oferecidos pela universidade, e contribuiu para ajudar a pensar um pouco sobre a escolha profissional”.

O Programa de Extensão UFG com a Escola é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG e tem como parceiros a coordenação da Juventude e a direção pedagógica da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc). O planejamento é de que ocorra uma ação por semestre. A próxima edição está prevista para outubro.

Fonte: Secom UFG