inauguração biotério capa

UFG inaugura centro de produção e manutenção de animais de laboratório

Em 01/06/23 18:56.

Reforma do antigo Biotério Central deu origem à unidade, que fornece biomodelos para pesquisas

Texto: William Correia

Fotos: Carlos Siqueira

inauguração biotério capa

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou, na tarde desta quarta (31/05), o seu novo Centro de Produção e Ciência em Biomodelos (CPCBio), localizado no Câmpus Samambaia. A unidade, criada a partir da reforma do antigo Biotério Central, servirá a toda a Universidade e instituições parceiras, sendo destinada à produção e manutenção de ratos e camundongos úteis ao desenvolvimento de pesquisas científicas diversas, sobretudo aquelas com ênfase na saúde e no comportamento.

Ao todo, a reforma durou pouco mais de 10 meses e incluiu readequações estruturais, ajustes hidráulicos e elétricos, reconstrução do piso, uma nova pintura e revitalização da área externa. Equipamentos modernos também foram adquiridos para dar maior conforto e segurança aos animais. Estima-se que o investimento total, que teve apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e prestação de diversos serviços por parte da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da UFG, foi de cerca de R$ 1 milhão.

biotério Taís
Taís Andrade, coordenadora do Centro de Produção e Ciência em Biomodelos (CPCBio)

Durante a solenidade, a coordenadora e veterinária responsável pelo projeto, Taís Andrade, agradeceu o apoio recebido e exaltou a professora Ekaterina Rivera, que é servidora aposentada da UFG, coordenou o Biotério Central entre os anos de 1980 e 2014 e esteve presente na inauguração. “Estamos diante de uma profissional de grande prestígio no mundo inteiro em ciência de animais de laboratório”, afirmou. Ela também lembrou que a alteração do nome do espaço, feita por sugestão de Rivera, acompanha as diretrizes mais recentes da área e o credencia a se tornar, no futuro, um centro de referência no país.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Helena Carasek, fez questão de ressaltar o papel do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, que era pró-reitor da PRPI na gestão anterior, quando a captação de recursos teve início. “A gente almeja mais do que isso e, nesse sentido, já há um projeto aprovado, à espera da liberação do dinheiro, para a construção de um prédio novo”, ressaltou. Já a reitora da UFG, Angelita Lima, disse que o evento marca “a expressão de um momento novo, de luta, empenho, engajamento, trabalho coletivo, reconhecimento e ganho para a pesquisa na Universidade”.

O Biotério Central da UFG foi fundado em 1980, dentro do Câmpus Samambaia, onde está desde o início, e ficou vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG até meados de 2019, quando passou a ser abrigado dentro da PRPI.

homenagem rivera
Pesquisadora e servidora aposentada da UFG, Ekaterina Rivera foi homenageada na solenidade

Figura central na condução da unidade por mais de três décadas, Ekaterina Rivera é reconhecida e premiada internacionalmente, motivo pelo qual foi homenageada com uma placa no CPCBio. Para ela, que permanece atuante como pesquisadora voluntária, a reformulação do Biotério Central faz parte da realização de um sonho. “Nossa intenção é fazer deste lugar um ambiente inovador para a ciência de animais de laboratório, indo além da criação de animais para a pesquisa. Hoje demos um grande passo, mas podemos e devemos dar passos ainda maiores”, constatou.

O evento contou ainda com a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; do pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG) da UFG, Felipe Terra; do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação (PRPG), Wilson Júnior; da pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI), Fabíola Fiaccadori; de outros integrantes da administração superior; da secretária de Infraestrutura (Seinfra) da UFG, Poliana Nascimento; do secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), Hiatha Santos; e de colaboradores do próprio CPCBio.

Fonte: PRPI

Categorias: Notícias CPCBio Reitoria