reuniao coord 2

Gestão Superior se reúne com coordenadores da graduação

Em 31/05/23 18:56.

Momento foi de fortalecimento do diálogo para melhoria das atividades de coordenação

reuniao coord 2

Com a ideia de reafirmar o papel estruturante da graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG), representantes da gestão superior se reuniram, no dia 30/5, com os coordenadores dos cursos no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia. Compuseram a mesa diretiva, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor Jesiel Carvalho; o pró-reitor e a pro-reitora adjunta de Graduação, Israel Trindade e Heliny Carneiro. Além de abrir a janela para o diálogo com os servidores que ocupam esses cargos, foram anunciadas, na oportunidade, três ações já desenhadas para melhoria no trabalho desenvolvido a frente das coordenações.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou a reunião levantando o questionamento para os presentes: quais as principais demandas que precisam ser atendidas para impulsionar as atividades nas coordenações? Que políticas poderiam ser instituídas no enfrentamento aos desafios cotidianos dos cursos? Para fomentar o engajamento das coordenações de curso, a reitora apresentou a ideia inicial do Programa de Estímulo às Coordenações de Curso. O primeiro passo seria o levantamento dos dados relativos à estrutura desses setores na Universidade e identificar como a força de trabalho está distribuída nesses locais.

reuniao coord 1

A segunda medida trata de uma forma de complementar a gratificação para desempenho da função de coordenador por meio dos custos indiretos de projetos (CIP). A outra ação pensada no programa se refere a destinação de uma bolsa de estágio para cada coordenação. Outras ideias também estão em discussão para reduzir a pressão sobre as coordenações, como a melhoria do sistema acadêmico e a revisão do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG).

A fala do vice-reitor Jesiel Carvalho enfatizou a indissociabilidade constitucional do ensino, pesquisa e extensão, em especial na graduação. "O início dessa discussão direta com vocês visa pensarmos e elaborarmos ações no sentido de dar, com medidas concretas, a centralidade que a graduação tem e que precisa ser refletida, na medida certa, pela Universidade", explicou.

O pró-reitor Israel afirmou que esse é o primeiro de muitos outros encontros que ainda serão promovidos com o intuito de ouvir os coordenadores e construir uma solução conjunta para a melhoria da qualidade do ensino na graduação. "A frente da Prograd, nós recebemos algumas metas, como fortalecer o ensino na UFG, democratizar o acesso dos estudantes a esse ensino, pensar processos seletivos para que todas as vagas ofertadas sejam efetivamente preenchidas e, posteriormente, convertidas em matrículas e trabalhar para que os estudantes tenham êxito e concluam a formação superior na UFG", salientou Israel.

Antes de passar a palavra aos coordenadores, a pró-reitora adjunta da Prograd, Heliny Carneiro, reiterou o foco do diálogo: o que podemos e o que precisa ser feito para que a gente possa melhorar a atuação do coordenador de curso? "Todas as iniciativas que estão sendo propostas aqui vêm para melhorar as políticas de ensino, desburocratizar muitos dos nossos processos e facilitar os fluxos de trabalho para que as coordenações de curso possam desenvolver melhor, cada vez mais, o seu papel".

Categorias: Notícias Reitoria