Ulisses FH.png

Professor da Faculdade de História vence concurso nacional

Em 29/05/23 11:48.

Ulisses do Valle terá livro publicado pela Global Editora

A Fundação Gilberto Freyre anunciou o professor Ulisses do Valle, da Faculdade de História da UFG, como ganhador do 2° Concurso Internacional de Ensaios - Prêmio Gilberto Freyre 2022-2023.

Nascido em 1986, no interior de Goiás, Ulisses teve o seu interesse despertado pela obra de Gilberto Freyre durante a graduação no curso de História, na Universidade Federal de Goiás, quando leu 'Casa-grande & Senzala' pela primeira vez.

"Já naquele tempo, me intrigou o contraste entre a experiência formidável da leitura e aquilo que, um tanto inadvertidamente, se dizia sobre Freyre nos corredores universitários, nos congressos acadêmicos e, às vezes, até nas salas de aula", relata. "Era preciso estudar o Brasil e era urgente começar por Gilberto Freyre".

Ao terminar o doutorado, em 2013, ele iniciou o estudo mais sistemático e a pesquisa sobre a obra e as ideias de Gilberto Freyre. "Em 2020, publiquei 'Sádicos e Masoquistas: uma interpretação do Brasil à luz de Gilberto Freyre'. ‘Fachadas e estigmas: a modernização da sociedade brasileira à luz de Gilberto Freyre’ corresponde a uma segunda parte deste trabalho de muitos anos", explica, fazendo referência ao ensaio vencedor do concurso.

Para a comissão julgadora, o trabalho contribui de maneira efetiva com os estudos freyreanos. "Um dos pontos mais polêmicos da obra freyreana é o modo como ele, Freyre, leu os signos da modernidade, do modernismo e da modernização, particularmente, no que diz respeito ao modo como o Brasil se inscreve nesses signos. A obra ganhadora enfrenta essa questão e traz contribuições inovadoras para o maior entendimento dela", pontua o coordenador da comissão, Anco Márcio Vieira.

A obra será publicada em formato de livro pela Global Editora como parte da premiação.

Categorias: Notícias Noticias Faculdade de História Orgulho de ser UFG