UFG  em Todo Lugar 27_05_2023 4

Evento foi realizado na Escola Municipal Professora D'alka Leles

Texto: Mariza Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A UFG produz conhecimento que beneficia a toda a sociedade, e uma das formas de fazer isso é levar as ações da instituição para fora dos muros da Universidade. Essa é a proposta do Programa de Extensão UFG em Todo Lugar, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG). Na manhã deste sábado (27), o Programa foi até a Escola Municipal Professora D'alka Leles, localizada no Residencial Orlando Morais, na Região Norte de Goiânia. Confira o álbum de fotos do evento

UFG  em Todo Lugar 27_05_2023

Durante o evento, estudantes, professores, funcionários da escola e moradores do bairro tiveram a oportunidade de ver de perto alguns dos projetos desenvolvidos na UFG nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Crianças de várias idades ficaram encantadas com a possibilidade de ver micro-organismos por meio de um microscópio, manusear instrumentos de laboratório, aprender sobre as leis da física, sobre o funcionamento do corpo humano e sobre as mulheres na ciência, entre várias outras atividades.

Interação

A estudante do sétimo ano da Escola Municipal Professora D'alka Leles, Bianca de Souza Martins, aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre física. “Eu estou achando esse evento muito legal porque é uma interação muito boa e a gente aprende muito. Eu fui ali no pátio das ciências e a gente aprende sobre como são formados os raios, e eu achei muito legal isso”, afirmou.

UFG  em Todo Lugar 27_05_2023 5

A iniciativa também é importante para a formação dos futuros profissionais que estudam na UFG, pois eles têm a oportunidade de prestar serviço à comunidade. A bióloga e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFG), Daniele Santos Ribeiro, faz parte da equipe do projeto de extensão do PPGCB, que levou uma estação de laboratório para o evento. Para ela, a extensão cumpre uma das funções do trabalho científico. “Esse é o objetivo da ciência. A gente não faz ciência para nós mesmos, a gente faz ciência para a população, então a gente quer deixar a população mais próxima daquilo que a gente faz”, explicou Daniele.

Extensão

Para a diretora da Escola, Andreia Umbelina de Oliveira Carrijo, iniciativas como o UFG em Todo Lugar ajudam a incluir o ensino superior no horizonte de possibilidades de futuro para os estudantes de escolas públicas. “Essa proposta de trazer a UFG para dentro da escola é excelente. Nós podemos notar hoje a participação dos alunos e o quanto eles ficaram encantados com tudo o que estava proposto aqui. Então para mim, enquanto educadora, eu acho que o projeto veio a somar muito”.

UFG  em Todo Lugar 27_05_2023 2

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, destacou que o UFG em Todo Lugar apresenta iniciativas de diferentes áreas do conhecimento (ciências exatas, humanas e da saúde). Segundo Luana, o trabalho de produção do evento envolve um diálogo com a comunidade escolar e com a Associação de Moradores do bairro. “Além disso, a gente também faz a articulação estrutural e logística com os projetos que estão aqui hoje. É o fruto de um grande processo que é feito anteriormente, porque não é só a UFG, a gente tem um diálogo muito próximo com a Secretaria Municipal de Educação e também preciso destacar a importância gigante dos parceiros".

O UFG em Todo Lugar recebeu apoio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundach), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato).

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias NOTÍCIA