Olimpíadas de Física 2023 (1)

Alunos da educação básica recebem medalhas das Olimpíadas de Física

Em 19/05/23 09:28.

Foram premiados vencedores dos anos de 2019 e 2022 das etapas estadual e nacional

Texto: Janyelle da Mata

Fotos: Júlia Barros

Após hiato de quatro anos, devido a pandemia da covid-19, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) voltou a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante o evento foram entregues medalhas de bronze, prata e ouro das etapas estadual e nacional das olimpíadas para os 85 estudantes vencedores de 2019 e 2022, além de homenagear professores que se destacaram no ensino de física e no fomento das olimpíadas. A solenidade ocorreu no auditório da Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, na terça (16/5). Confira as fotos do evento.

 

Olimpíadas de Física 2023 (1)
Olimpíadas científicas: motivação e estímulo para que jovens ingressem na carreira científica

 

A mesa diretiva foi composta pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins; pelo coordenador de Popularização da Ciência e coordenador do Programa de Apoio à Olimpíadas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Renato Cândido da Silva; pelo coordenador do Estado de Goiás da OBFEP e professor do Instituto de Física (IF-UFG), Giovanni Piacente; pelo integrante da coordenação nacional da OBFEP e pioneiro das olimpíadas de física em Goiás, Carlito Lariucci; pelo diretor do IF-UFG, Lauro Maia; pela pró-reitora adjunta da Proec, Adriana Régia; pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro; e pelo vice-reitor, no ato representando a reitora, Jesiel de Freitas Carvalho. 

Renato Cândido vê as Olimpíadas como ferramenta primordial no incentivo à ciência. “As Olimpíadas de Física motivam e estimulam os alunos a se interessar pela carreira científica”, afirmou. O coordenador de Popularização da Ciência também explicou que a UFG se beneficia com os resultados da competição, já que são esses alunos que vão participar de eventos como o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) e o Curta o Câmpus.  

O coordenador estadual da OBFEP, Giovanni Piacente, falou sobre como as Olimpíadas têm sido um importante aliado na difusão dos estudos da Física e salienta que muitos alunos conseguem ter um contato mais aprofundado da área devido a competição. “Goiás, em 2019, era o 5º estado com mais participantes nas Olimpíadas, infelizmente com a pandemia, esses números caíram e hoje estamos em 11º lugar. Com o incentivo da Universidade e a criação do Programa de Apoio às Olimpíadas, estamos confiantes que voltaremos a ter uma participação expressiva”, pontuou. Giovanni também entregou uma placa para Carlito Lariucci, homenageando-o pelo trabalho desempenhado na criação das Olimpíadas de Física em Goiás. 

Carlito Lariucci, integrante da coordenação nacional da OBFEP, lembrou do início da competição e como o Estado de Goiás sempre esteve presente, além de ser um dos estados pioneiros nas Olimpíadas. Ele agradeceu também o empenho da UFG, que segundo ele sempre apoiou a competição, mas que com a criação de um comitê específico torna oficial o comprometimento da Universidade com o incentivo e valorização dos estudantes. “Devido a seriedade do trabalho que foi desenvolvido e vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, conseguimos superar todas as dificuldades financeiras, administrativas e políticas do nosso país. Com isso posso dizer que a Olimpíada de Física nunca deixou de ser realizada dentro dos 24 anos de sua história”, afirmou Carlito.  

O diretor do IF, Lauro Maia, se disse honrado em nome do Instituto em ter os alunos premiados na cerimônia e vislumbra todos eles seguindo carreira dentro das Ciências Exatas. “Esperamos que todos vocês possam seguir com êxito pelas carreiras acadêmicas ou profissionais relacionadas às Ciências Exatas”, disse.   

Olimpíadas de Física 2023 (2)
Jesiel Carvalho: "precisamos estar preparados para desafios e as Olimpíadas auxiliam na simulação desse futuro"

 

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, anunciou que após um ano da criação do Programa de Apoio às Olimpíadas, mais de 2 mil alunos foram premiados na UFG. “Hoje é um dia de comemoração, porque nós temos os estudantes que são premiados, mas não são só eles. A família e os amigos, que são a base desses alunos, também são premiados. Então, nós queremos parabenizar cada estudante medalhista que está aqui, vocês se destacaram nas provas e eu desejo a todos uma carreira de sucesso”, finalizou. 

Jesiel Carvalho, vice-reitor e professor do Instituto de Física (IF), afirmou que apesar da natureza competitiva das Olimpíadas, a cooperação é o ingrediente predominante deste desafio. “Nós não podemos prever o futuro, então nós precisamos estar preparados para os desafios que com certeza virão e com isso as Olimpíadas auxiliam na simulação desse futuro, já que é um grande desafio”, explicou. Ao final de sua fala, Jesiel aproveitou para agradecer e parabenizar os pais, professores e medalhistas que estavam presentes no auditório. 

Os componentes da mesa diretiva entregaram as medalhas de bronze, prata e ouro das etapas estadual e nacional para os 85 alunos. Os estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Cezar Toledo de Anápolis, Pedro Augusto Rezende e Maria Eduarda Moreira, ambos de 15 anos, se mostraram muito animados por conquistarem suas medalhas. “Participar das Olimpíadas foi uma experiência bem bacana, estava desacreditado que eu avançaria para as demais fases, mas passei e hoje eu estou aqui, feliz da vida com a premiação”, comemorou Pedro. O jovem foi medalhista de ouro nas etapas nacional e estadual da competição. “Nós fomos selecionados por termos as melhores notas da sala, eu fiz apenas para marcar presença e fiquei muito impressionada ao passar para a segunda fase. Eu fiquei surpreendida com o resultado, fui medalhista a nível estadual e estou muito orgulhosa de estar aqui hoje”, concluiu Maria Eduarda.   

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Proec IF