notícia_ranking_universidades

UFG melhora suas posições em ranking mundial de universidades

Em 17/05/23 12:36.

Universidade avança no índice geral, com destaque para resultado obtido pela produção científica

Gráfico_Wold University Rankings_UFG (1)

Texto: William Correia/PRPI

A Universidade Federal de Goiás (UFG) ganhou oito posições no ranking de pesquisa da Center for World University Rankings (CWUR), que classifica as 2 mil melhores universidades do mundo. Com isso, a UFG, única goiana na lista, saiu de 1.017º em 2022 para 1.009º em 2023, o que a deixa próxima das mil melhores instituições que desenvolvem pesquisa em todo o planeta.

O dado está em acordo com o avanço conquistado pela Universidade no ranking geral, tido como o principal indicador de referência, em que o ganho foi de cinco posições. Nele, a UFG passou de 1.064º para 1.059º, melhor posição desde 2020. O resultado a coloca entre as 5,2% melhores instituições avaliadas pela CWUR, que, em 2023, compilou dados de 20.531 universidades. 

Para determinar o ranking, a CWUR leva em conta quesitos como o sucesso acadêmico de ex-alunos, o êxito de profissionais formados na instituição e a premiação do corpo docente. Além  disso, também são considerados a quantidade, qualidade e relevância da produção científica, que caracterizam o quesito pesquisa, no qual a UFG obteve maior destaque neste período. Logo, quanto mais artigos influentes, professores laureados, ex-alunos reconhecidos e em postos de alto comando de empresas, melhor é a colocação alcançada. 

Vale lembrar que, nos últimos anos, a pesquisa no Brasil enfrentou um cenário delicado de diminuição de repasses financeiros, corte de bolsas e ataques à ciência. Apesar de tais dificuldades, entre as 54 universidades brasileiras presentes na lista, 23 – a UFG inclusa – conseguiram progredir e duas mantiveram o status que já tinham antes. A nível nacional, a instituição goiana ocupa a 26ª posição entre as melhores do Brasil.

Fonte: PRPI UFG

Categorias: Notícias PRPI